Saiba como verificar se o seu computador é compatível com a atualização do Windows 11

A Microsoft disponibilizou uma ferramenta de diagnóstico para que teste o seu computador e perceber se está apto para instalar o Windows 11.

O Windows 11 chega já no próximo dia 5 de outubro e a Microsoft confirmou que será gratuito para todos os utilizadores do Windows 10. Nos últimos meses têm sido reveladas as novidades do novo sistema operativo, nomeadamente o seu design, a remodelação das aplicações e widgets, assim como a sua versatilidade de emparelhamento com os equipamentos Android, suportando as respetivas apps nativamente.

E como o Windows 11 vai incluir todas as ferramentas e apps da Xbox, nomeadamente o Game Pass, o xCloud e até a renovada loja da Microsoft no próprio sistema operativo, são muitas as razões que deixam os utilizadores entusiasmados para fazer a atualização.

No entanto, é preciso compreender que o Windows 11 não será suportado com máquinas muito antigas e a Microsoft afirma que não vai impedir as instalações manuais em PCs não listados como compatíveis, mas estes podem ficar impedidos de receber atualizações de funcionalidades e de segurança.

Por isso deve verificar se o seu computador está apto para receber a atualização, ou se deve manter o Windows 10 como tem agora. Se for um portátil, as únicas opções de upgrade poderão ser apenas memória RAM ou armazenamento interno. Mas se for um desktop terá a oportunidade de o atualizar para o tornar compatível.

E como verificar se o computador é compatível? Tudo o que tem a fazer é correr uma ferramenta de diagnóstico fornecida pela Microsoft, que analisa se o computador suporta o Início Seguro, se o processador está na lista de compatibilidade com o Windows 11, a quantidade de RAM, o espaço de armazenamento interno, núcleos e velocidade do CPU.

Para fazer o diagnóstico de compatibilidade do computador siga os seguintes passos:

1 – Aceda ao website do Windows 11 (https://www.microsoft.com/en-us/windows/windows-11) e veja na caixa “Check for compatibility” o link para fazer o download da aplicação PC Health Check.

2 – Encontre o local onde descarregou a aplicação (downloads) e faça a sua instalação.

3 – Corra a aplicação. O PC Health Check oferece diversos detalhes do seu computador, permitindo mesmo fazer uma cópia de segurança e sincronização, mas para isso terá de fazer a autenticação na sua conta Microsoft.

4 – A Microsoft introduziu na aplicação o diagnóstico do computador. Clique em “Verificar agora” para começar a análise de compatibilidade.

5 – O sistema deve demorar breves instantes a devolver o resultado, referindo se o computador cumpre ou não os requisitos do sistema para o Windows 11. Neste exemplo, o computador foi “chumbado” por não suportar o TPM 2.0, ou seja, o Trusted Platform Module, uma camada de segurança adicional ao sistema operativo.

6 – Pode clicar nos botões para ver todos os resultados, ou seja, os restantes campos do diagnóstico. Vai ser listado a RAM, a velocidade do processador e outros parâmetros compatíveis ou não.

7 – Se premir nas Especificações do dispositivo será transportado para uma página de assistência do Windows 11, onde são listados os requisitos mínimos e algumas dicas e soluções para resolver os problemas de incompatibilidade do seu sistema.

Fonte: tek.sapo.pt

Precisa de assistência informática? Marque já aqui


Discover more from PC ASSISTE

Subscribe to get the latest posts to your email.