Tiny11: este é o Windows 11 mais leve para todos os PCs

O Windows 11 é famoso pelos requisitos de hardware complicados e que várias pessoas não percebem muito bem e que no fundo dificultam a utilização do sistema operativo em computadores ou dispositivos menos potentes, mas ainda assim capazes. Existem muitas formas de contornar as limitações, mas não é possível contornar o mais importante. O próprio peso do Windows 11 e as toneladas de componentes, digamos, em parte desnecessários. Por isso, a instalação do Windows 11 tal como está em hardware não suportado pode resultar numa experiência menos satisfatória. É aqui que o Tiny11 entra já que no fundo é um Windows 11 mais leve para todos os pcs.

Tiny11: este é o Windows 11 mais leve para todos os PCs

Na prática e como refere o site NeoWin, o Tiny11 é a versão original do Windows 11 22H2 sem muitas das coisas que na realidade não fazem falta. Esta versão requer apenas 8GB numa unidade, funciona em sistemas com 2GB de RAM, e não precisa dos tais módulos TMP e outros que tais. Um aspeto interessante é que até consegue fazer sem problemas o upgrade do Windows 10 para o Tiny11.

Dito isto, o Tiny11 fornece apenas os componentes necessários, tais como ferramentas de acessibilidade, Windows Terminal, Microsoft Store, Calculadora, Bloco de Notas e Paint. Assim não existe Microsoft Edge, o que é uma coisa boa. Não porque este browser seja mau. Até pelo contrário. A questão é que pode instalar o browser que deseja sem o sistema operativo estar a implorar para ficar com o Edge. Além disso, o Tiny11 funciona com contas offline por defeito. No entanto claro que pode também utilizar uma conta Microsoft.

No geral, o sistema operativo tem tudo o que um utilizador necessita para uma utilização diária do computador em qualquer hardware. Como vantagem consome menos recursos e não requer o hardware mais recente. É claro que a instalação de um ISO do Windows 11 modificado tem sempre riscos potenciais, por isso, proceda com cuidado. Outra coisa a ter em mente é que ainda precisa de uma chave válida para ativar o Tiny11. Está disponível para download neste site.

Entretanto se não quer o Windows 11 mas pretende o Windows 10 nos mesmos moldes também não há qualquer problema. Pode optar pelo Tiny10 e ter acesso a todas as coisas que referimos acima só como tendo por base o Windows 10. Está disponível nesta ligação.

Fonte: leak.pt

Precisa de assistência informática? Marque já aqui


Discover more from PC ASSISTE

Subscribe to get the latest posts to your email.