O Windows Defender agora também já pode proteger o Chrome da Google

As questões de segurança e privacidade estão na ordem do dia e preocupam cada vez mais os utilizadores da Internet. Os sistemas operativos têm as ferramentas necessárias, mas por vezes precisam de alguma ajuda extra.

A Microsoft, que tem no Windows Defender a sua arma neste campo, resolveu agora dar uma ajuda ao Chrome, disponibilizando uma extensão para o browser da Google que protege os utilizadores.

Na prática, o que o Windows Defender Browser Protection traz para o Chrome é uma camada de proteção adicional, ao garantir que os sites acedidos são fidedignos e que não representam perigo para os utilizadores.

Como funciona o Windows Defender Browser Protection

Sempre que um desses sites é detetado, a extensão impede o acesso e mostra uma mensagem ao utilizador, alertando-o para os perigos e para os problemas que poderá ter.

As áreas de atuação do Windows Defender Browser Protection são os sites maliciosos, com uma lista de endereços bem conhecida, a filtragem de malware desses mesmos sites e a prevenção de ataques de phishing recebidos por email.

A Microsoft garante que o Windows Defender tem um grau de eficiência contra ataques de phishing de 99%, bem acima dos 87% que o Chrome da Google tem e os 70% do Firefox da Mozilla.

Na verdade, o que a Microsoft está a oferecer com o Windows Defender Browser Protection é algo que a Google já tem implementado no seu browser, através do Google Safe Browsing.

As normais preocupações de privacidade

Claro que assim que o Windows Defender Browser Protection foi conhecido surgiram de imediato questões de privacidade. A Microsoft, para avaliar os sites acedidos, envia para os seus serviços todos os endereços que são acedidos.

Claro que este é o funcionamento esperado deste tipo de ferramentas, algo normal e que seria expectável. A Microsoft tem de receber esses endereços para os avaliar.

Como podem ter o Windows Defender Browser Protection

Se quiserem testar o Windows Defender Browser Protection só precisam de aceder à loja do Chrome e instalar esta extensão. Pode ser usada tanto no Windows como no Linux ou no macOS.

O que o Windows Defender Browser Protection garante é um nível de proteção acrescido e complementar aos outros serviços de segurança, tanto do browser como do próprio sistema operativo. Se têm paranoia da segurança então esta é uma extensão obrigatória.

FONTE: pplware.sapo.pt

Deixar uma resposta