PlayOnLinux – Aplicações e jogos do Windows no Linux

Atualmente são várias as ferramentas que nos permitem executar aplicações e jogos criados para um determinado sistema operativo num outro (sistema operativo). O Wine é provavelmente a ferramenta mais popular, e com base nessa ferramenta têm vindo a ser criadas outras mais simples de usar.

O nosso destaque de hoje vai para o PlayOnLinux. Saiba como funciona.

Para quem ainda não conhece, o PlayOnLinux é um excelente programa que nos permite instalar aplicações e jogos no GNU/Linux que foram inicialmente desenvolvidos, para correr em exclusivo no sistema operativo Windows.

O PlayOnLinux é uma aplicação frontend, que se serve do Wine, permitindo assim que os utilizadores que migram do Windows para Linux possam continuar a ter as suas aplicações e jogos favoritos.

Algumas funcionalidades do PlayOnLinux

  • Não é necessário que o utilizador possua uma licença Windows, para correr aplicações que apenas foram desenvolvidas para o sistema operativo da Microsoft
  • O PlayOnLinux baseia-a na aplicação Wine, beneficiando de todas as suas funcionalidades. No entanto, disponibiliza um interface simples para que os utilizadores possam correr aplicações e jogos, do Windows, no Linux.
  • É uma aplicação desenvolvida em Bash e Python
  • PlayOnLinux é gratuito

Veja como usar o PlayOnLinux no Linux

Todo o software suportado pode ser consultado aqui. O novo PlayOnLinux 4 foi lançado no passado mês de junho e está já disponível uma versão Alpha do PlayOnLinux 5 – ver aqui. O PlayOnLinux está disponível paraPlayOnLinux.

Fonte: pplware.sapo.pt

Precisa de assistência informática ao domicílio? Marque já aqui

Deixar uma resposta