Dashlane – Nunca mais esqueça uma palavra-passe

Partilhe esta página nas redes sociais:
Facebook
Google+
https://www.pcassiste.com/2018/12/01/dashlane-nunca-mais-esqueca-uma-palavra-passe/
Twitter
Enviar por Email

Hoje em dia, usar a Internet para diversas tarefas é sinónimo de ter que decorar inúmeras combinações de nome de utilizador e palavra-passe, para que possa entrar de forma segura nos serviços que utiliza. Se em alguns serviços até utiliza aquela palavra-passe de há 10 anos, outros exigem maior complexidade… e é aí que começam a surgir os problemas.

O Dashlane vem ajudar nessa tarefa e procura simplificar e proteger a sua identidade digital, não apenas nos dados de acesso mas também noutras informações confidenciais como morada, detalhes de pagamento, entre outros, e tudo isto com uma única palavra-passe.

Muito provavelmente já foi confrontado com a necessidade de aumentar a complexidade da palavra-passe no momento da criação de uma conta. A sua palavra-passe mais simples “123456” ou “qwert” está a deixar de servir em cada vez mais serviços e agora, para alguns deles, precisa ter pelo menos uma letra maiúscula, uma letra minúscula, um número, um caracter especial e 8 caracteres no mínimo… Uma grande complicação, mas ainda bem que assim é!

Naturalmente que uma palavra-passa fraca, que esteja entre as mais populares (e não só) significa um problema para a sua segurança e é importantíssimo proteger-se, mesmo que isso lhe traga mais transtornos… e é aí que entra o Dashlane.

Como funciona o Dashlane?

O Dashlane é um serviço multi-plataforma que permite gerir e proteger toda a sua informação digital crítica num cofre digital. Protege dados de acesso, informações de pagamento (cartões de crédito), documentos de identidade e outra informação pessoal. Além disso, tem ainda a possibilidade de guardar qualquer tipo de ficheiro como assinaturas, licenças de software, documentos jurídicos ou outros, garantindo que tudo fica encriptado e bem protegido.

Inicialmente é instalado no computador, onde é necessário definir uma palavra-passe Mestra, e depois pode ser feita a importação das palavras-passe que já estejam gravadas nos seus browsers. Para começar a utilizar só precisa de adicionar a respetiva extensão no seu browser preferido.

Já no smartphone, só precisa de instalar e fazer a configuração inicial rápida. O Dashlane será capaz de preencher automaticamente os dados de autenticação em sites e aplicações, fazer login instantâneo e pode ser protegido por PIN ou impressão digital. Note que na app móvel terá acesso ao seu cofre digital, tal como no computador.

O Dashlane é compatível com os sistemas operativos Windows, MacOS, Linux, iOS e Android, e é compatível com os browsers Chrome, Firefox, Internet Explorer, Safari, Edge e Opera. O melhor de tudo é que pode usar todas as plataformas da forma que bem entender, pois tudo funciona de forma sincronizada e estará disponível em qualquer local.

 

Funcionalidades

A par com a capacidade de guardar e utilizar automaticamente as palavras-passe nos sites e aplicações, o Dashlane tem outras funcionalidades muito interessantes e que, por si só, marcam a diferença neste serviço de proteção de informação pessoal.

Estas são as funcionalidades que mais se destacam:

  • Criar palavras-passe fortes com facilidade – pode gerar palavras-passe de 4 a 40 caracteres, com opção de dígitos, letras, símbolos e caracteres ambíguos
  • Espaço pessoal e profissional separados – poderá separar totalmente a sua informação sensível pessoal da informação profissional. Mesmo que o administrador da conta profissional monitorize a informação na sua conta, a informação pessoal nunca será comprometida
  • Partilha de palavras-passe com grupos – algo muito útil no ambiente empresarial
  • Alertas de violação e monitorização – além de ter acesso a várias métricas que sugerem (ou não) uma alteração de postura para ficar mais seguro, o Dashlane reúne regularmente informações dos mais recentes leaks na Internet, alertando-o no caso de o seu nome de utilizador ter ficado comprometido num serviço conhecido
  • Autenticação de 2 fatores

Se for um utilizador mais exigente e necessite de recursos mais abrangentes, tem disponível o plano Premium com algumas vantagens:

  • VPN integrada – se tiver conta Premium, então poderá utilizar a VPN do Dashlane para que a sua ligação esteja protegida e possa navegar anonimamente, sempre com a identidade protegida
  • Armazenamento ilimitado de palavras-passe (em vez do limite de 50)
  • Sincronização automática em todos os dispositivos (em vez de apenas 1 dispositivo)
  • Armazenamento seguro para ficheiros confidenciais
  • Acesso remoto à conta

Poderá utilizar o plano Premium gratuitamente, por 30 dias, passando depois a um valor de 3,33€/mês (cobrança anual).

 

Instalação e primeira utilização

A instalação do Dashlane é bastante simples e rápida. Basta fazer o download, criar a conta e definir logo a palavra-passe Mestra, que tem de cumprir os requisitos mínimos de complexidade a que já está habituado em alguns serviços online.

Depois precisa apenas de escolher a partir de que browser pretende importar as palavras-passe já existentes, e quais pretende, com a possibilidade de fazer uma seleção manual.

Depois só precisa de instalar a extensão no seu browser preferido e está pronto a usar em pleno.

Já no smartphone, após instalar a app, apenas precisa de colocar o e-mail, confirmar um código que vai receber no e-mail, colocar a palavra-passe Mestra e passa a ter a acesso a tudo tal como se estivesse no computador.

Como não esquecer a palavra-passe Mestra?

Embora o Dashlane facilite a vida na gestão de todas as palavras-passe, é obviamente necessário que esteja fechado “a 7 chaves” e que a palavra-passe Mestra seja forte e complexa, para que tudo esteja bem protegido. É a única palavra-passe que precisa decorar.

Para não correr o risco de a esquecer, deixamos algumas dicas.

 

Escreva num papel uma dica relativa à palavra-passe e coloque-o num local seguro

Se tem dificuldade em memorizar a sua nova palavra-passe Mestra, criar uma dica ou sugestão acerca dessa palavra-passe pode ser uma ajuda valiosa para a relembrar, principalmente nos primeiros dias. Mas atenção, é imprescindível que essa dica ou sugestão não tenha qualquer significado para outra pessoa.

Escreva então essa dica num papel e coloque-o num local seguro. Mesmo que perca o papel, não é espectável que tenha qualquer significado no caso de alguém o encontrar.

 

Use mnemónicas para criar uma palavra-passe complexa mas fácil de memorizar

Uma mnemónica usada para uma palavra-passe torna mais fácil memorizar um conjunto de letras aparentemente sem sentido, mas que pode ser facilmente construído a partir de uma frase, ou sequência de movimentos sobre o teclado, que apenas tenha significado para si.

Poderá usar um padrão como a primeira ou segunda letra de cada palavra, adicionar números, letras maiúsculas e símbolos para aumentar a complexidade. Por exemplo: “O Pplware é o maior site de tecnologia em Portugal!” = “oPe0m5dTeP!”.

 

Pode recorrer à funcionalidade de partilha de emergência

Esta solução poderá ser um último recurso para não ter que fazer um restauro da sua conta, no caso de não se lembrar da palavra-passe Mestra ou quiser confiar o seu cofre a alguém. Apenas tem de definir um contacto de emergência, alguém que confie plenamente, como um membro da família ou colega de trabalho, que poderá ter acesso (com tempo controlado) às palavras-passe que lhe confiou.

Por exemplo, imaginando que vai de férias e guarda na sua conta algumas palavra-passe que poderão ser do interesse do seu colega de trabalho, poderá colocá-lo como um contacto de emergência para acesso a essas palavras-passe. Após ele fazer o pedido de acesso, será desencadeada uma notificação para si e o colega que pediu terá de esperar o tempo definido por si para as poder ver. Se nesse tempo não fizer qualquer ação, então as palavras-passe ficarão acessíveis para a pessoa a quem as confiou.

Conclusão…

Se preza o controlo e a segurança da sua informação digital a vários níveis, o Dashlane oferece-lhe os recursos para isso e permite, de forma simples e muito integrada, agilizar o acesso à sua informação crítica.

A nossa vida está mais digital e é cada vez mais importante melhorar a segurança de toda a nossa informação sensível, de forma a preservá-la dos larápios digitais.

Dashlane

Fonte: pplware.sapo.pt

Partilhe esta página nas redes sociais:
Facebook
Google+
https://www.pcassiste.com/2018/12/01/dashlane-nunca-mais-esqueca-uma-palavra-passe/
Twitter
Enviar por Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

two × two =