9 Truques para melhorar o sinal Wi-Fi

Partilhe esta página nas redes sociais:
Facebook
Google+
https://www.pcassiste.com/2018/05/20/9-truques-para-melhorar-o-sinal-wi-fi/
Twitter
Enviar por Email

Desespera enquanto tenta ver um vídeo usando o Wi-Fi da sua casa? Muitos portugueses têm problemas deste género, mas existem algumas formas de melhorar significativamente o sinal.

Desespera enquanto tenta ver um vídeo usando o Wi-Fi da sua casa? Os mais novos queixam-se que não conseguem jogar ou ver filmes em streaming no computador ou no tablet, utilizando o Wi-Fi em vez da Internet fixa? Muitos portugueses têm problemas deste género, mas existem algumas formas de melhorar significativamente o sinal Wi-Fi da sua casa.

Antes de mais, é importante que saiba exatamente qual a internet que contratou com a sua operadora de telecomunicações. Depois, sugerimos que recorra a um speed test, ou seja, um teste de velocidade, para perceber se esta vai ao encontro da contratada. Caso não seja, deverá entrar em contacto com a fornecedora e resolver o problema.

Por outro lado, caso note que a Internet contratada não é muito rápida e se as suas necessidades não correspondem a essa velocidade, considere mudar de operadora. Atualmente já existem pacotes de telecomunicações com Internet fixa até 1 Gbps (gigabit per second).

1. Reiniciar o router para melhorar o sinal Wi-Fi
A primeira dica apresentada é, realmente, a mais básica, mas não deixa de ser importante referir. Com apenas um clique poderá reiniciar o seu router e, algumas vezes, esta poderá ser a solução para o problema de uma fraca rede Wi-Fi. Todos estes equipamentos têm um botão para reiniciar, que poderá ajudar.

Na realidade, são raras as vezes que desligamos o router quando não estamos a aceder à Internet, sendo que isto poderá levar a uma baixa performance do dispositivo.

2. Atualize o seu router
O router permite que tenha Internet em todas as divisões da habitação, pelo que é importante que este equipamento não seja demasiado antigo. As operadoras de telecomunicações dispõem de diversos aparelhos que variam consoante a tecnologia utilizada – ADSL ou fibra ótica – e diferem também na sua constituição, sendo que uns permitem níveis de difusão do sinal mais elevados que outros, permitindo melhorar o sinal Wi-Fi da sua casa.

A atualização do router poderá ter um custo associado, dependendo do equipamento e da operadora em questão. No entanto, este passo poderá ajudá-lo a melhorar o sinal Wi-Fi lá de casa.

3. Atualize também o firmware
O firmware é um software que está instalado no router cujo intuito é o de controlar o hardware. Assim, o firmware retém informação e os dados não são perdidos após uma eventual falha de energia. Este tipo de software destaca-se pela rapidez e pretende ser um intermediário entre o hardware e o software, para que estes possam comunicar. O firmware é feito para cada dispositivo e é possível alterá-lo, embora, por norma, este se atualize e realize eficazmente as suas tarefas.

No entanto, poderão existir problemas mais sérios no seu router que impeçam o firmware de funcionar corretamente. Desta forma, caso não consiga, de todo, melhorar o sinal Wi-Fi, poderá pedir à sua operadora que faça uma atualização do firmware.

4. Para um router mais antigo: ajuste as antenas
Caso não consiga, ou não queira, alterar o seu router e este é um equipamento já antigo, veja se tem antenas exteriores. Estes dispositivos de última geração têm apenas antenas interiores, mas nos mais antigos isso não se verifica.

Se detém um router com duas antenas externas, então ajuste-as. Estas devem estar colocadas de forma a que fiquem perpendiculares entre si, isto é, uma na vertical e outra na horizontal. No caso de o router apenas ter uma antena externa, poderá optar por adquirir outra, e, assim, irá conseguir melhorar o sinal Wi-Fi.

5. Tente alterar o canal de conexão da sua rede
Se vive num apartamento, é mais provável que tenha problemas com o seu sinal de Wi-Fi. Isto acontece porque existem muitos routers à sua volta – o seu e os de todos os vizinhos –, o que gera interferências.

Para conseguir melhorar o sinal Wi-Fi pode ainda optar por alterar o canal de conexão da sua rede. Em resumo, todos os equipamentos deste género operam em diferentes canais e será vantajoso para si tentar procurar um canal com menos interferências.

Todo o processo é muito fácil. Deverá utilizar um software como o WiFi Analyzer – para Android – ou o Network Analyzer Lite – para dispositivos iOS. Estes softwares identificam o melhor canal para conectar o seu router através de gráficos.

6. Coloque o router num local adequado
Um router emite ondas por todas as divisões para transmitir Wi-Fi. Ora, quantas mais paredes tiver a sua casa e quantos mais objetos estiverem a impedir essa transmissão, pior será a propagação do sinal de Wi-Fi.

Deste modo, para melhorar o sinal Wi-Fi, o ideal será colocar o router o mais central possível na sua habitação e também numa posição mais elevada. Isto porque estes equipamentos, por norma, transmitem as ondas de baixo para cima. Deste modo, as ondas são propagadas pelas divisões e têm menos obstáculos, uma vez que os móveis e outros objetos se encontram mais abaixo.

Outra dica para poder melhorar o sinal Wi-Fi é afastar o seu router de eletrodomésticos, devido ao facto de estes transmitirem também ondas e poderem interferir com o sinal do seu dispositivo.

7. Cuidado com a utilização indevida
Há quanto tempo não muda a password da sua Internet? Já pensou que alguns vizinhos podem estar a usufruir do seu Wi-Fi e, por isso, o sinal deste é mais fraco? Esta poderá ser uma das razões pelas quais tem uma Internet lenta.

Assim, consiga facilmente melhorar o sinal Wi-Fi através da alteração da palavra-chave. Mudá-la algumas vezes por ano poderá evitar que alguém usufrua do seu pacote de telecomunicações, garantindo ainda a sua segurança.

8. Restrinja programas que consomem muita Internet
Jogos online, vídeos e filmes em streaming, por exemplo, são atividades que exigem uma conexão à Internet constante e, como tal, podem comprometer o sinal da rede Wi-Fi. Como tal, aconselha-se o controlo do consumo de dados através do QoS (Quality of Service) que existe nos routers.

O QoS permite priorizar algumas atividades em detrimento de outras. Por exemplo, pode dar prioridade a chamadas de vídeo e dar menos importância a jogos online. Poderá ainda bloquear alguns programas que considera consumirem muita Internet. Deste modo, consegue melhorar o sinal Wi-Fi.

9. Aumentar o sinal Wi-Fi
Para além de melhorar o sinal Wi-Fi, pode considerar aumentar o mesmo. Ou seja, pode comprar um amplificador de sinal para conseguir obter Internet até nos locais mais distantes do seu router. Isto é especialmente relevante para quem tem uma casa com pisos ou até com paredes muito grossas. Assim, pode melhorar o sinal Wi-Fi aumentando o seu alcance.

Se, mesmo após todos estes conselhos, não melhorar o sinal Wi-Fi de sua casa, deverá contactar a operadora de telecomunicações e tentar perceber como será possível resolver o seu problema. Não se esqueça que deve sempre ter serviços de telecomunicações de acordo com a utilização que faz dos mesmos. Se utilizar muito a Internet lá de casa, mas tiver pouca velocidade, o ideal será trocar de serviço, podendo inclusive poupar com a agregação de diversos serviços num pacote.

FONTE: jornaleconomico.sapo.pt

Partilhe esta página nas redes sociais:
Facebook
Google+
https://www.pcassiste.com/2018/05/20/9-truques-para-melhorar-o-sinal-wi-fi/
Twitter
Enviar por Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

6 − 3 =