Router Wi-Fi: altere isto na rede e ganhe já mais velocidade!

Por vezes atribuímos a lentidão de um router ou da própria Internet a vários fatores. No entanto, em alguns casos, deve-se à nossa gestão. Dito isto, podemos mudar algumas coisas e ganhar mais velocidade rapidamente. O truque não é muito complicado de se executar e vale realmente a pena. Assim altere isto na rede do seu router wi-fi e ganhe mais velocidade!

Router Wi-Fi: altere isto na rede e ganhe já mais velocidade!

Os routers Wi-Fi atuais operam maioritariamente em duas bandas. São elas os 2.4 GHz e os 5GHz. Ora a banda que utilizamos afeta a velocidade das ligações. Sobretudo se olharmos para a forma como as coisas estão distribuídas. Assim existem algumas regras que podemos seguir para deixar tudo a funcionar melhor e mais rapidamente!

Resumidamente para quem ainda não o fez, se as redes estão misturadas temos de as começar por separar. A seguir é distribuir os equipamentos certos pelas redes certas. Entretanto se separar as redes verá que até o smartphone da Samsung se liga melhor à sua rede Wi-Fi. É que por vezes estes equipamentos ficam baralhados quando existem redes mistas.

A primeira coisa que temos de fazer é então acedermos à administração do Router e procedermos à separação das redes na secção Wi-Fi.

Na altura em que isso estiver feito podemos atribuir um nome para a rede de 2.4GHz e outro à rede 5GHz.

Agora a parte mais importante é dividir as coisas.

O que são os canais Wi-Fi?

O router Wi-Fi transmite o sinal em duas bandas, 2.4GHz e 5GHz. Cada banda opera numa frequência diferente, e dentro de cada banda há diferentes canais que também transmitem em frequências bastante diferentes. A banda de 2.4GHz transmite Wi-Fi de menor qualidade que pode viajar mais longe, enquanto a banda de 5GHz transmite Wi-Fi de maior qualidade que é mais suscetível a interferências ou interrupções.

Como dividir os equipamentos pelas redes

Pelas suas características existem equipamentos que é melhor ligar às redes 2.4GHz e outros às de 5.

Aqueles que deve ligar à banda 5 GHz porque necessitam de mais velocidade são essencialmente consolas de jogos, computadores, smartphones e smart TVs.

Já no caso das redes de 2.4 GHz devemos utilizá-la essencialmente para colunas inteligentes, outros dispositivos domésticos e câmaras de segurança.

Esta divisão vai evitar estrangulamentos na rede por estarmos apenas a sobrecarregar uma delas e tudo vai funcionar melhor e mais rapidamente.

Fonte: leak.pt

Precisa de assistência informática? Marque já aqui


Discover more from PC ASSISTE

Subscribe to get the latest posts to your email.