Pesquisar por:
Jetson Nano, o minicomputador com IA da Nvidia e que custa 99 dólares

A Nvidia apresentou um computador de entrada de gama que pode ser usado em soluções “faça você mesmo” com Inteligência Artificial (IA)

Precisa de assistência informática ou aconselhamento? Clique aqui

Para developers, makers e entusiastas», é assim que a Nvidia descreve o Jetson Nano, um computador de entrada de gama que custa apenas 99 dólares. O minicomputador conta com uma GPU (unidades de processamento gráfico) baseada na arquitetura Maxwell com 128 núcleos e um processador A57 ARM quad-core. Segundo dados da marca, este chip é capaz de atingir 472 gigaflops de processamento para redes neurais, sensores de alta resolução e outras funcionalidades robóticas. O consumo energético, mesmo com estas capacidades todas, mantém-se baixo, nos 5 watts. Com estas características, esta pode ser uma boa solução para quem quer construir, por exemplo, um robô ou uma coluna inteligente, lembra o Engadget.

Em termos de software, o Jetson Nano traz Linux assim que sai da caixa e suporta várias frameworks de IA, incluindo a da Nvidia, obviamente. O resto do hardware passa por 4 GB de RAM, porta Ethernet e as portas I/O necessárias para câmaras e outros periféricos.

O Jetson Nano está disponível por 99 dólares para o consumidor final ou 129 dólares para unidades prontas para produção e destinadas a empresas.

Fonte: exameinformatica.sapo.pt

Precisa de assistência informática ao domicílio? Marque já aqui

Windows 7 vai passar a mostrar notificações a recomendar atualização para o Windows 10

Apesar de ser ainda um dos sistemas operativos com maior utilização, O fim do Windows 7 é uma realidade. A Microsoft estabeleceu o dia 14 de Janeiro de 2020 para o final da sua vida útil.

A empresa tem tentado por tudo levar os utilizadores a mudar para o Windows 10 e agora irá entrar numa nova fase. O Windows 7 vai passar a mostrar notificações a recomendar a actualização para o Windows 10.

O Windows 7 parece estar a conseguir seguir um caminho igual ao do Windows XP nos seus últimos dias. Tem ganho terreno e crescido nas quotas de utilização, algo que não se esperava que viesse a acontecer.

Microsoft vai começar a alertar os utilizadores do Windows 7

Mesmo com esta nova posição, a Microsoft mantém-se firme na sua decisão e vai mesmo terminar o suporte para o Windows 7. Isso vai levar a que muito em breve o próprio sistema operativo vá alertar os utilizadores.

Estas mensagens, que a Microsoft garante que não vão ser intensivas, pretendem apenas recordar os utilizadores para o fim do suporte. Irá também recomendar a instalação da versão seguinte, o Windows 10. Só desta forma os utilizadores vão estar protegidos.

O Windows 10 não vai ser gratuito nesta atualização

Ao contrário do que aconteceu quando o Windows 10 foi lançado, esta nova atualização não será gratuita. Todos os utilizadores que aceitem esta proposta vão ter de assumir a compra desta nova versão que querem instalar nos seus computadores.

Provavelmente poucos vão aceitar esta proposta e vão repetir-se situações similares ao que aconteceu com a chegada do Windows 10. Estes alertas acabavam por ser intrusivos e por vezes quase impossíveis de eliminar.

Este é mais um passo que a Microsoft dá para eliminar de vez o Windows 7. A sua presença será ainda forte, uma vez que as empresas podem pagar pelo suporte. Ainda assim espera-se que comece a perder terreno em breve. Independentemente da decisão tomada, ficar no Windows 7 será prejudicial e perigoso, por culpa do fim do suporte e das falhas de segurança que surjam.

Fonte: pplware.sapo.pt

Precisa de assistência informática ao domicílio? Marque já aqui