5 distros Linux para fazer voar o seu computador antigo

Com o passar dos tempos e com a aquisição de novos PCs, vamos guardando no sótão, na garagem ou num sítio escondido lá de casa o nosso PC mais antigo. Aquela caixa já com um pouco de ferrugem, um monitor ainda CRT, um teclado já meio sujo e até um rato com bolinha.

Mas porque não dar uma nova vida a essa PC? Escolha uma das distribuições que sugerimos hoje.

Puppy Linux

Puppy é uma pequena distribuição Linux que permite tornar qualquer PC (mesmo os mais antigos), numa máquina super simples, rápida e segura. Esta distribuição foi desenvolvida inicialmente por Barry.

Requisitos mínimos:

CPU:333MHz
RAM: 64 MB (aconselhável 256 MB)
HDD: n/a

Lubuntu

O Lubuntu é a distribuição perfeita para computadores com baixo poder computacional. Esta distribuição vem com o ambiente gráfico de trabalho LXDE – Lightweight X11 Desktop Environment que é recomendado para máquinas com hardware um pouco mais limitado ou antigo (ex. pouca RAM, processador fraco e até pouco espaço em disco) e que cumpre, em termos funcionais, os requisitos para gestão de qualquer PC.

Requisitos mínimos:

CPU: Pentium 4, Pentium M, AMD K8 ou superior
RAM: 512 MB
HDD: 3 GB

LXLE

O LXLE é uma distribuição baseada no Lubuntu que traz o LXDE como ambiente gráfico de trabalho. Esta distribuição é extremamente rápida, fluída e estável.

Requisitos mínimos:

CPU: Pentium 3 (Pentium 4 recomendado)
RAM: 512 MB (1 GB+ recomendado)
HDD: 8 GB

TinyCore

Necessitando apenas de 12 MB, o Tiny Core Linux é uma das distribuição mais pequenas, que traz consigo as aplicações essências para um funcionamento básico do sistema .

O Tiny Core Linux foi desenvolvido para correr a partir da memória RAM, o que torna esta distribuição bastante rápida. Quem pretender experimentar o Tiny Core Linux tem à disposição três diferentes cores, ou seja, 3 configurações/versões diferentes:

Core (8MB) – Tiny Core Linux apenas com CLI
TinyCore (12 MB) – Inclui ambiente gráfico e suporte para ligações à rede por cabo
CorePlus (64 MB) – Inclui ambiente gráfico e além do suporte para ligações à rede por cabo inclui também suporte para ligações wireless

Requisitos mínimos:

CPU: Intel i486DX
RAM: Depende da versão
HDD: n/a

Bodhi Linux

O Bodhi Linux é um pequeno mas potente sistema operativo, que pode ser personalizado de acordo com as necessidades de cada utilizador.

O Bodhi Linux é uma semi-rolling distro baseado no Ubuntu e vem com um conjunto de ferramentas pré-instaladas como por exemplo o Midori, LXTerminal, PCManFM, Leafpad ou o Synaptic. Veja aqui outras aplicações que estão disponíveis via AppCenter.

Requisitos mínimos:

CPU: 500 mHZ
RAM: 128 MB
HDD: 4 GB

E são estas as sugestões que deixamos hoje para quem tem máquinas antigas e não sabe o que lhes fazer. É claro que continuará a ter uma máquina limitada, mas poderá realizar muitas tarefas. Como se diz hoje, uma máquina com um browser faz quase tudo.

FONTE: pplware.sapo.pt

Deixar uma resposta