O teclado do seu portátil não funciona? Saiba o que fazer para resolver o problema

Se já reiniciou o seu computador e se já fez uma limpeza a fundo do teclado e, mesmo assim, nada parece funcionar, chega a altura de verificar se a situação se relaciona com algum problema de software no Windows ou se o “culpado” é o hardware do teclado. Veja o que fazer para resolver o problema.

Por vezes, a tecnologia parece ter mente própria e “recusa-se” a cooperar com o utilizador em alguns momentos importantes. Imagine: ligou o seu portátil para começar mais um dia de trabalho e tudo parece estar a correr bem até que, de repente, o teclado deixa de funcionar.

A questão torna-se ainda mais frustrante quando consideramos que existem várias situações que podem estar na origem do problema. Será uma questão relacionada com alguma incompatibilidade de software com o Windows, ou, então, um problema mesmo no hardware do teclado?

É certo que a resposta pode nem sempre parecer óbvia, mas existem medidas que pode pôr em prática para ajudar a encontra-la antes de correr a levar o seu computador portátil para o arranjo.

Do lado das soluções mais “superficiais”, por exemplo, por vezes, o processo de desligar e voltar a ligar o computador resolve certos problemas quase como por magia. Além disso, esta é uma boa ocasião para verificar se o seu teclado está limpo e se a sujidade não está a atrapalhar o seu funcionamento.

Mas, se já reiniciou o computador e se já fez uma limpeza a fundo do teclado e, mesmo assim, nada parece funcionar, chega a altura de verificar se a situação se relaciona com algum problema de software no Windows ou se o “culpado” é o hardware do teclado.

Siga estes passos:

1 – Uma forma de verificar se está perante um problema de hardware ou software é verificar se o teclado funciona num ambiente de pré-execução. Vá às Definições do Windows e clique em “Atualizações e segurança”.

2 – Clique na opção “Recuperação” no menu do lado esquerdo. Na secção “Arranque avançado” escolha “Reiniciar agora”.

3 – Depois do computador reiniciar, no menu apresentado, selecione a opção “Resolução de problemas”.

4 – Clique em “Opções avançadas”.

5 – Escolha a “Linha de Comandos”. Assim que surgir poderá testar o seu teclado. Se verificou que não consegue usá-lo, este é um sinal de que está perante um problema de hardware. Neste caso, o melhor será mesmo deixar a resolução do problema nas mãos de especialistas.

6 – Se o seu teclado passou no “teste” é possível que o problema esteja do lado do software. Depois de reiniciar o computador, vá ao Painel de Controlo, clique na opção “Hardware e Som” e, de seguida em “Gestor de dispositivos”.

7 – Percorra a lista apresentada até encontrar a opção “Teclados” e clique na seta para abrir a secção. Clique com o lado direito do rato na opção do seu teclado e selecione “Atualizar controlador”. O Windows vai tratar de encontrar e instalar um novo driver para o teclado.

8 – Se o processo anterior não resultou, experimente a opção “Desinstalar controlador”. Aguarde até que o processo esteja completo e, depois, reinicie o computador. O Windows vai identificar automaticamente o teclado e instalar o driver mais adequado.

Fonte: tek.sapo.pt

Caso tenha seguido estes passos e mesmo assim o teclado não funciona, poderá dar-se o caso de ser necessária uma troca de teclado. Fazemos esse tipo de serviço aqui na PC ASSISTE, mesmo que seja de longe, pois este serviço está disponível para todo o País com recurso ao nosso parceiro CTT Expresso. Entre em contacto para um Orçamento.

Precisa de assistência informática? Marque já aqui


Discover more from PC ASSISTE

Subscribe to get the latest posts to your email.