Sistema Operativo ReactOS já suporta Apps do Windows 8 e 10

O ReactOS é um sistema operativo gratuito e de código aberto, muito semelhante ao Windows, que reflete um esforço para criar uma alternativa em Software Livre ao Microsoft Windows, mantendo a compatibilidade com o hardware e software existentes.

Após quatro meses do lançamento da versão 0.4.7, chega agora o ReactOS 0.4.8 com um conjunto interessante de novidades.


O ReactOS é um estilo de clone do Windows. Este projeto foi desenvolvido do zero e traz o popular Wine para correr apps Windows. Para quem quiser experimentar o ReactOS basta que siga os seguintes passos. De referir que para instalar este SO basta que tenha apenas 500 MB em disco e 96 MB de RAM (para uma instalação mínima).

Novidades do ReactOS 0.4.8

Esta nova versão traz um conjunto de interessantes novidades. Finalmente as funcionalidades “auto-hide”, “always on top” e “toggle lock” funcionam tal como esperado. O sistema de notificações foi também melhorado, passado agora a existir alertas em formato “balão”.

Com esta nova versão passou a ser possível fazer o unmounting de drives de rede diretamente do File Explorer.

Suporte para apps do Windows 10, 8 e Vista

Além das novidades referidas, o destaque vai para o suporte inicial para NT6+, que permite que apps que foram desenvolvidas para o Windows 10, 8 e Vista sejam instaladas neste sistema. Outra das novidades é o driver NTFS que permite ler partições NTFS.

Esta versão traz ainda uma ferramenta semelhante à DrWatson32, que existe para Windows, e que permite registar as causas de uma app que crasha. Foram também adicionados novos drivers para a criação virtual de drivers de disquetes e CD-ROMs. Há também uma nova versão do driver CDFS. Para saber mais sobre as novidades desta nova versão aceda aqui.

Fonte: PPLWare

Deixar uma resposta