Fim do suporte ao Windows 10 pode enviar 240 milhões de PCs para aterros sanitários

O plano da Microsoft de acabar com o suporte ao sistema operativo Windows 10 poderá resultar na eliminação de cerca de 240 milhões de computadores pessoais (PC), aumentando potencialmente os resíduos em aterros, afirma relatório.

Fim do Windows 10 poderá gerar 480 milhões de kg em resíduos

Embora muitos PCs possam permanecer funcionais durante anos após o fim do suporte do sistema operativo, a Canalys Research advertiu que a procura de dispositivos sem atualizações de segurança poderá ser baixa.

A Microsoft anunciou um plano para fornecer atualizações de segurança para dispositivos Windows 10 até outubro de 2028 por um preço anual não revelado. Se a estrutura de preços para o suporte alargado ao Windows 10 espelhar as tendências do passado, a migração para PCs mais recentes poderá ser mais económica, aumentando o número de PCs mais antigos que vão para a sucata, disse a Canalys.

A Microsoft pretende descontinuar o suporte ao Windows 10 até outubro de 2025. A próxima geração do sistema operativo, que deverá trazer tecnologia avançada de inteligência artificial para os PCs, poderá impulsionar o seu lento mercado.

A Microsoft não respondeu imediatamente a um pedido de comentário sobre o impacto ambiental da eliminação dos dispositivos compatíveis apenas com o Windows 10. Os discos rígidos utilizados nos computadores pessoais e nos servidores de armazenamento de dados são reciclados para recolher materiais a utilizar nos motores de veículos elétricos e até na produção de energia renovável.

Transformar computadores em fim de vida útil em ímanes que alimentam tecnologias sustentáveis como veículos elétricos e turbinas eólicas ajudará a satisfazer a crescente procura global de eletricidade.

Afirmou Peter Afiuny, Diretor Comercial da Noveon Magnetics. Afiuny acrescentou que os discos rígidos (não só de PCs com Windows 10) são frequentemente descartados antes de atingirem o fim da sua vida útil, criando um excesso de resíduos de materiais magnéticos de terras raras.

A empresa de reciclagem de baterias Redwood Materials afirmou que as baterias podem ser recicladas quase infinitamente para recuperar metais como o lítio, o cobalto, o níquel e o cobre.

Fonte: pplware.sapo.pt

PC ASSISTE: Serviços de Assistência em Informática.

Precisa de assistência informática ao domicílio? Marque Já Aqui


Discover more from PC ASSISTE

Subscribe to get the latest posts to your email.