Esqueça a Password e adote as PassKeys! Siga estas dicas!

Como já dissemos várias vezes, as PassKeys são o futuro da autenticação na Internet. As passwords são chatas, são pouco seguras, e precisam sempre de um complemento para garantir que funcionam em pleno.

Este é um novo sistema que faz sentido, e que vai eventualmente transformar-se num padrão na indústria. Porém, existem algumas dicas que pode e deve seguir.

As chaves de acesso (PassKeys) são uma excelente alternativa para os utilizadores que pretendem afastar-se da chatice das palavras-passe (Passwords). Afinal, não só oferecem uma forma mais fácil de iniciar sessão nas suas contas, como também tornam todo o processo mais seguro, uma vez que não terá de se lembrar e introduzir uma palavra-passe que eventualmente pode ser roubada e utilizada de forma maliciosa.

Entretanto, se está interessado no novo sistema, e quer dar já o salto, deve seguir as três sugestões das próximas linhas. 

1. Configure as suas passkeys em mais que um aparelho.

Como é óbvio, é muito importante ter tudo configurado no seu aparelho principal (o smartphone), afinal, é isto que anda sempre consigo. Mas… e se porventura perder o smartphone? Se cair e se partir? Se for roubado? É importante ter um Plano B para tudo na nossa vida e isto não é exceção.

É por isso que, se possível, deve configurar a sua PassKey num segundo aparelho, que pode ser um smartphone mais antigo, ou até um tablet, que pode ficar escondido numa gaveta ou similar, para que ninguém lhe tenha acesso.

2. Mudou de aparelho? Limpe as PassKeys!

Como é óbvio, não viver toda a sua vida com o mesmo smartphone. Mas, isso implica ser extra cuidadoso quando chegar a altura de fazer upgrade. Se vai emprestar o seu smartphone antigo, ou vendê-lo, é muito importante ter a certeza que removeu todas as suas passkeys do mesmo.

Isto é também muito importante quando partilha contas com amigos e ou familiares. Nunca deixe o acesso aberto “para sempre”. Nunca se sabe.

3. Partilhar é amar!

Da mesma forma que partilha contas com amigos e familiares, vai continuar a poder fazê-lo com as PassKeys. A KeyChain da Apple, bem como o Nordpass e 1Password já permitem fazer isto, com muita segurança à mistura. Porque pode controlar quanto tempo dura o acesso, e pode removê-lo em tempo real.

Fonte: leak.pt

Precisa de assistência informática? Marque já aqui


Discover more from PC ASSISTE

Subscribe to get the latest posts to your email.