Windows: esta é a aplicação que evita que seja espiado!

Hoje em dia todo o cuidado é pouco. De facto basta instalarmos uma aplicação que não devemos e a nossa vida pode transformar-se num inferno. Isto porque elas conseguem aceder a muitas definições e outras informações importantes que podem representar um grande risco. Dito isto para que não tenha surpresas deve recorrer a alguns sistemas que oi podem proteger. A aplicação O&O ShutUp10++ para Windows é uma delas. Logo à partida para além de ser grátis evita que deitem as mãos às suas informações pessoais. Mas na realidade faz muito mais do que isto. Assim vamos olhar para a aplicação Windows que evita que seja espiado!

Windows: esta é a aplicação que evita que seja espiado!

Em traços gerais a aplicação O&O ShutUp10++ significa que tem controlo total sobre as funções do Windows 10 e Windows 11. Utilizando uma interface muito simples, pode ajustar várias funções com o objetivo de se respeitar a sua privacidade e pode desativar tudo aquilo que não interessa.

Entretanto o O&O ShutUp10++ é totalmente gratuito e não tem de ser instalado. De facto pode ser executado de forma direta e imediata no seu PC. É uma espécie de app portátil. Para além disso, não instala mais nada depois como acontece com tantas apps.

Assim que abrimos a aplicação verificamos que os ajustes podem ser feitos apenas para o utilizador atual ou então ao nível da máquina. De uma forma geral faz sentido que sejam ao nível da máquina. Isto para garantir a segurança para todas as pessoas que a utilizam. Só não vale a pena fazer-se isto quando outras pessoas necessitam de determinadas aplicações que requerem privilégios especiais e como tal não vale a pena fazer grandes ajustes.

Entretanto todas as opções a que temos acesso encontram-se divididas por várias secções. Isto tem a vantagem de nos ajudar a encontrarmos rapidamente aquilo que procuramos.

As secções são Privacidade, Histórico de Atividade e Área de Transferência, Privacidade das Apps, Microsoft Edge, Microsoft Office, Sincronização das definições do Windows, Cortana, Comportamento do Utilizador, Explorador do Windows, Ecrã de bloqueio e por fim uma secção que agrega tudo o que não se enquadra nas outras.

Por si só a app recomenda algumas coisas que devemos fazer.

São as acções recomendadas. Depois temos também outra que diz respeito às mais ou menos recomendadas.

Através do menu Actions podemos aplicar de imediato apenas as acções recomendadas, as recomendadas e mais ou menos recomendadas e também todas. Outra das vantagens é que caso algo não fique a funcionar tão bem podemos voltar a colocar tudo como estava. Isto com um simples toque no botão Undo all changes.

Entretanto no menu File também temos a possiblidade de importar ou exportar definições. Até recomendaria isto mas na realidade só se fizermos alguma configuração especial que depois queremos replicar noutros computadores. Caso contrário não vale a pena.

De uma forma geral se aplicarmos apenas as opções recomendadas já ficamos seguros. Ainda assim quem é realmente fã da ultra-segurança pode querer aplicar as duas. Ainda assim alerto já para o facto de que poderá condicionar algumas funcionalidades de determinadas aplicações. Seja como for vale sempre a pena experimentar-se. É que se algo correr mal é só utilizarmos o botão de voltar atrás.

Entretanto apesar de ser grátis quem gostar e utilizar a sério esta aplicação poderá contribuir com uma pequena quantia para dar um mimo ao amigo de quatro patas que reside no escritório. Pode ser feito aqui.

Fonte: leak.pt

Precisa de assistência informática? Marque já aqui


Discover more from PC ASSISTE

Subscribe to get the latest posts to your email.