‘Golpe de seis dígitos’: autoridades alertam para novo esquema criminoso no Whatsapp

A polícia espanhola alertou para um novo golpe da aplicação Whatsapp conhecido como ‘Golpe de seis dígitos’, que pode fazê-lo perder o controlo da sua conta e comprometer a sua identidade. A aplicação da Meta é uma das mais populares a nível mundial e, portanto, tornou-se um dos principais alvos de ataques cibernéticos de criminosos: quanto mais pessoas tiver, maior a probabilidade de sucesso do ataque.

Apesar dos esforços da Meta para adicionar ferramentas e funções para proteger a identidade e segurança dos utilizadores, os ataques sucedem-se na plataforma. No entanto, muito destes não dependem de defesas cibernéticas mas sim do conhecimento dos utilizadores: registam-se cada vez mais ataques cibernéticos que se baseiam em engenharia social, revelou o jornal espanhol ‘El Economista’.

E em que consiste o ‘Golpe de seis dígitos’?

De acordo com as autoridades espanholas, foi detetada nas últimas semanas uma campanha que consegue bloquear ao cesso dos utilizadores à sua própria conta do Whatsapp, que posteriormente é utilizada para falsificar as identidades.

O golpe começa com uma mensagem de um amigo ou conhecido do utilizador, em aparência: ou seja, escrevem a partir da conta dessa pessoa a fazer-se passar por esta. A mensagem informa que acidentalmente forneceu o seu número de telemóvel e que o utilizador vai receber um código de verificação e que, quando chegar, deve avisar.

Sendo um amigo ou familiar, o utilizador entrega o referido código: o que equivale a dizer que o cibercriminoso garantiu a chave de acesso à conta WhatsApp e , dessa forma, pode bloquear o acesso e perder o controlo do perfil.

A partir daqui, podem pegar no perfil e utilizá-lo para cometer crimes e golpes em nosso nome: podemos mesmo fazer-se passar pelo utilizador e realizar o mesmo golpe com os restantes dos contactos.

Fonte: executivedigest.sapo.pt

Precisa de assistência informática? Marque já aqui


Discover more from PC ASSISTE

Subscribe to get the latest posts to your email.