As extensões que usa no Chrome são seguras? Agora também já as pode testar

Os browsers são cada vez mais ferramentas completas e que dão aos utilizadores o que necessitam.

Claro que muita da ajuda a estas funcionalidades vêm das extensões que usamos. Mas, e a pergunta é pertinente, as extensões que usa no Chrome são seguras?

Esta pode ser uma questão que muitos colocam, mas que na verdade poucos sabem responder. Sabe-se que a Google tem uma avaliação cada vez rigorosa, mas os problemas surgem recorrentemente.

As extensões que usa no Chrome são seguras?

Para tratar deste problema e dar algumas respostas aos utilizadores surgiu o serviço CRXcavator, da Duo Labs, que pertence à Cisco. Este serviço gratuito avalia e produz relatórios de segurança exaustivos sobre as extensões do Chrome que se encontram na loja da Google.

Qualquer utilizador pode consultar essa informação e assim avaliar a qualidade e segurança das extensões que tem no seu browser, garantindo a sua segurança e dos seus dados.


Os dados que o CRXcavator já encontrou

Quando a apresentação do CRXcavator, a Duo labs revelou também já informação importante sobre as extensões que podemos encontrar para o Chrome.

Os dados mais relevantes mostram que das 120.463 extensões avaliadas, existe um número muito elevado (84,7%) sem ter qualquer política de privacidade listada.

Também o número de extensões que não têm presente um site de suporte é muito elevado. Neste caso o número atinge o valor de 77,3%.

No campo da segurança, e de maneira idêntica, foi descoberto que 38.298 extensões usa bibliotecas externas e que se sabe terem vulnerabilidades expostas publicamente.

Por fim, e ainda na área da segurança, sabe-se que mais de um terço das extensões (35,4%) tem permissões para ler os dados dos utilizadores em qualquer sítio da Internet.

Este valores mostram que, mesmo com toda a avaliação preventiva da Google, as extensões do Chrome continuam a ter problemas de segurança e a deixar os utilizadores e os seus dados expostos.

Fonte: pplware.sapo.pt

Precisa de assistência informática ao domicílio? Marque já aqui

Deixar uma resposta