Dica: Aprenda a ativar a autenticação de dois fatores no Gmail

A autenticação com base num utilizador e password continua a ser o método mais usado para serviços online. No entanto, caso as suas credenciais sejam descobertas, facilmente qualquer utilizador poderá aceder à sua informação.

Para aumentar a segurança na sua conta, nada melhor que ativar a autenticação em duas etapas, também conhecido como autenticação de dois fatores.

Com a verificação em duas etapas, o utilizador adiciona uma camada extra de segurança à sua conta. Depois de configurar tal funcionalidade, sempre que proceder à autenticação da sua conta receberá um código adicional no seu smartphone para confirmar a autenticação.

Como ativar a autenticação de dois fatores no Gmail

Para ativar a autenticação de dois fatores no Gmail deverá seguir os seguintes passos:

Passo 1) Aceder às Definições da sua conta aqui.

Passo 2) Em seguida deverá carregar em Segurança, no menu do lado esquerdo e depois procurar por Validação em dois passos

Passo 3) Irá receber informações sobre o que significa a Validação em dois passos. O ponto forte deste mecanismo é que mesmo que alguém obtenha a sua password esta não é suficiente para aceder à sua conta. Para avançar carregue em Começar.

Passo 4) O Google irá indicar-lhe em que smartphones tem iniciada sessão com a conta Google, sendo que a sessão será terminada. Para isso carreguem em Ativar.

Passo 5) Indiquem agora o número de telemóvel para onde deve ser enviado pela Google o código de autenticação adicional por cada sessão estabelecida. O utilizador poderá receber o código por Mensagem de Texto ou via chamada telefónica.

E está feito! A configuração é bastante simples e é, sem dúvida, um importante mecanismo de segurança. Além disso, sempre que proceder a uma autenticação, é informado da localização e dispositivo que está a proceder à mesma.

Se ainda não têm autenticação de dois fatores no Gmail não deixem para depois… ativem já!

Fonte: pplware.sapo.pt

Precisa de assistência informática ao domicílio? Marque já aqui

Deixar uma resposta