Dica Android: Como evitar apps falsas na Google Play Store

O sistema operativo Android prima pela sua abertura bem como pela facilidade de personalização. Seja através de apps na Google Play Store ou através de ROMs de terceiros (custom ROMs).

Ao mesmo tempo, sendo o sistema operativo mais popular do mundo, torna-se num alvo apetecível para mentes menos honestas. Assim sendo, é comum vermos aplicações aparentemente inofensivas, mas que, na verdade, se fazem passar por outras apps. Vamos ajudar a evitar apps falsas.

Verdade seja dita, numa loja tão vasta como a Google Play Store, não menosprezando os seus filtros e segurança, há sempre uma nova ameaça à espreita.

Nesse sentido, uma das práticas mais comuns são as apps falsas. Aplicações que imitam outras apps extremamente populares para enganar o utilizador mais distraído e chegar ao seu smartphone.

Com o intuído de apresentar publicidades ou, no pior dos casos, roubar informações do seu smartphone, é preciso estar ciente deste risco. Pois bem, como podemos identificar uma app falsa na Google Play Store?

1 – Atenção aos resultados da pesquisa na Google Play Store

Um simples (mas atento) escrutínio dos resultados da pesquisa pode fazer toda a diferença. Veja-se o seguinte exemplo em que simplesmente pesquisamos por “WhatsApp”.

Aparecem dezenas de resultados. Muitas apps na Google Play Store, onde a grande maioria com o mesmo esquema de cor no seu ícone. Porquê? Tudo isto para confundir o utilizador e, quiçá, levá-lo a instalar uma app que não o WhatsApp.

Depois, é comum surgirem duas apps com o mesmo ícone sendo uma delas gratuita e a outra paga. Todavia, neste caso o uso de ícones similares é propositado e indutor do erro. Cuidado com esta artimanha extremamente popular na Google Play Store.

Em síntese, por vezes, sem saber o utilizador acaba por instalar uma app muito similar. Esta pode até fazer as mesmas funções mas, por via da regra, esconde sempre uma segunda intenção.

2 – Atente no número de instalações

Em segundo lugar, quando duas apps Android são muito similares, podemos prestar atenção a esta métrica. Se o ícone, o nome e demais elementos são similares ou mesmo idênticos, veja-se o número de instalações.

Assim sendo, se uma app foi instalada milhares de vezes, ao passo que a outra tem algumas centenas de instalações, esta última será a app falsa. Em síntese, esta é uma forma simples e eficaz de discernir o trigo do joio.

3 – Atente na pontuação e análises dos utilizadores

Em terceiro lugar, as análises ou reviews dos utilizadores podem ser da mais extrema importância. Afinal de contas, não foi por acaso que a Google Play Store implementou esta funcionalidade!

Primeiramente veja o número de avaliações à app em questão. Quanto maior este for, mais confiável será a avaliação numérica final. Note-se ainda que na Google Play Store a pontuação é apresentada sob a forma de estrelas, sendo 5 o valor máximo.

Em seguida é sempre bom ler alguns dos comentários e avaliações dos utilizadores. O testemunho de alguém que já tenha instalado a app no seu dispositivo Android é sempre valioso.

4 – Ler a descrição da app e a sua apresentação na Google Play Store

Dentro da página de cada app, podemos ver e ler a sua apresentação. Esta conta, por vezes, com um vídeo de resumo / apresentação da mesma e dá-nos informações úteis.

Além disso, por norma uma aplicação fidedigna dedica bastante atenção à criação de uma boa apresentação. Algo que se traduz em vídeo e imagens apelativas e sucintas.

5 – Atente no programador da app para Android

Diz-me quem te fez e dir-te-ei quem és. Por último, a análise e escrutínio do autor da aplicação pode revelar muito sobre o conteúdo e teor desta. Assim sendo, aconselhamos os nossos leitores a prestarem atenção a este quesito. Sobretudo, caso todos os passos acima não sejam suficientes para aquietar as suas legítimas dúvidas.

Nesse sentido, veja bem a indicação do estúdio responsável pelo desenvolvimento da app para Android.

Por via da regra poderão também consultar a página Web do programador e apurar a sua credibilidade. Assim sendo, temos várias formas de nos precaver contra apps potencialmente perigosas ou simplesmente enganadoras.

Fonte: pplware.sapo.pt

Precisa de assistência informática ao domicílio? Marque já aqui

Deixar uma resposta