Pesquisar por:
Novo Google Chrome traz grandes melhorias de desempenho

A Google anuncia que a última atualização do navegador Chrome deste ano traz o melhor “ganho de performance desde muitos anos”. As otimizações foram feitas em várias frentes

Precisa de assistência informática ou aconselhamento? Clique aqui

A Google acaba de disponibilizar a versão mais recente do Chrome, naquela que é a última atualização prevista para o browser para este ano. Segundo Matt Waddel, diretor de produto, esta versão traz os “maiores ganhos de performance desde há anos”, com a Google a ter feito melhorias em várias frentes.

A primeira diferença surge na gestão das abas de navegação, com o Chrome a dar primazia de recursos à tab que estiver ativa. “Reduzir a utilização da CPU em até cinco vezes e aumentar a autonomia em até uma hora e meia (com base nos nossos benchmarks internos)” são os dois grandes objetivos conseguidos com esta melhoria, feita “sem sacrificar as funcionalidades de segundo plano com que os utilizadores se importam, como ouvir música ou receber notificações”.

A abertura do browser é feita agora de forma 25% mais rápida e o carregamento das páginas é 7% mais veloz, tudo isto conseguido “usando menos energia e RAM do que antes”, cita o The Verge.

Entre as novidades, vai ser possível consultar uma lista de todas as abas de navegação que estão abertas a qualquer momento e realizar uma pesquisa para encontrar aquela de que estamos à procura. Na barra de endereços, a Google adicionou as Chrome Actions, botões destinados a permitir a execução de operações de forma mais rápida, com apenas a digitação de alguma teclas ou premindo alguns botões. Como exemplo, Waddel cita a possibilidade de editar passwords ou apagar o histórico de navegação diretamente a partir destes botões na barra de endereços.

Por último, alguns utilizadores vão começar a ver os Cards, para ajudar a encontrar conteúdos já pesquisados e auxiliar, por exemplo, na marcação de uma reserva de jantar, na compra de um presente ou ver um vídeo.

A atualização 87 para o Google Chrome está a chegar gradualmente a todos os utilizadores.

Fonte: visao.sapo.pt/exameinformatica/

Precisa de assistência informática ao domicílio? Marque já aqui

Dica: Não quer usar a password no Windows 10? Remova-a do início do sistema

A segurança no Windows 10 tem vindo a ser aumentada a cada nova versão deste sistema. A Microsoft tem conseguido incorporar novos elementos de proteção e assim garantir que os dados os utilizadores estão salvaguardados.

Uma das medidas mais estranhas, pelo menos para alguns, foi o tentar eliminar a password. Baseando-se apenas na biometria e em códigos numéricos, garante os mesmos níveis de proteção. Assim, e se quiserem remover de vez a password do Windows 10 devem seguir estes passos.

Precisa de assistência informática ou aconselhamento? Clique aqui

Aumentar a proteção do Windows 10

Para muitos é algo pouco natural substituir uma password por um código numérico ou por uma impressão digital. Os utilizadores habituaram-se a escrever a sua entrada no sistema e nem sempre confiam nesta mudança.

As provas de proteção estão dadas e a presença dos elementos Hello no Windows 10 são a garantia desta mesma segurança. Assim, e caso usem uma impressão digital, o reconhecimento de face ou um simples PIN, podem simplesmente remover a password do login.

O fim da password para a Microsoft

Para o fazerem só precisam de aceder às Definições e da lista de opções presentes devem escolher a opção Contas. Esta área reúne todas as opções associadas aos dados dos utilizadores e como o acesso a estes é feito. É, na realidade, o controlo como entramos no Windows 10, com conta local ou Microsoft.

Uma vez entrados nesta área, devem escolher o separador Opções de início de sessão, apresentado no menu do lado esquerdo. Com acesso a este conjunto de opções, devem agora procura a configuração que vai remover a password do ecrã de login.

Windows Hello traz a segurança

Ao encontrarem a opção Exigir informações de início de sessão do Windows Hello para contas Microsoft, devem ativá-la. Ao fazê-lo passam a confiar, e ter acesso, apenas os elementos deste reforço de segurança do Windows 10.

Podem de imediato bloquear o Windows (tecla Win + L) e vão ver que a opção para usar a password da conta foi removida e não pode ser usada. É desta fora simples que podem remover a utilização da password no Windows 10.

Fonte: pplware.sapo.pt

Precisa de assistência informática ao domicílio? Marque já aqui

Lembra-se do antivírus Panda? É a nova arma no arsenal da gigante WatchGuard

A Panda Security, que já foi uma das mais importantes marcas de antivírus de consumo, há muito que mudou o foco de negócio para a área empresarial. Agora que faz parte da americana WatchGuard, o cerne é quase única e exclusivamente a proteção das empresas, mas se ainda encontrar nas lojas caixas com o logotipo do panda, isso também faz parte do plano

Precisa de assistência informática ou aconselhamento? Clique aqui

Ferramentas de segurança de rede, de autenticação multifator, firewalls e programas de gestão unificada de ameaças (UTM na sigla em inglês) são algumas das soluções que a empresa americana de segurança informática WatchGuard já disponibiliza. Mas a este ‘arsenal’ ainda faltavam ‘armas de defesa’. Em março, a WatchGuard anunciou a aquisição da Panda Security, negócio que ficou concluído em junho. Agora, em pleno processo de integração, a empresa promete uma maior aposta no mercado português.

Pode lembrar-se da Panda Security dos tempos em que a empresa era uma das maiores no segmento dos antivírus. Os anos trouxeram ameaças diferentes, um mercado diferente e a Panda acabou por perder relevância junto do consumidor final. Como alternativa, a tecnológica criada em Espanha virou-se para o mercado empresarial.

A tecnológica ainda vende soluções de segurança para os consumidores finais, mas segundo António Correia, gestor de vendas da WatchGuard Portugal, nos últimos anos, a faturação em lojas de retalho “representam 3 a 5% no mundo Panda”. Segundo o responsável, “ainda há parceiros que valorizam a venda ao cliente final, mas o foco desde há muito que é totalmente corporativo”.

Já Carlos Vieira, diretor da WatchGuard para Portugal e Espanha, confirmou que as ‘velhinhas’ caixas com uma solução de proteção de segurança informática lá dentro vão continuar a ser vendidas no mercado português, assim como a venda através dos canais digitais, mas o “foco da empresa é o negócio corporativo”.

Segundo o líder máximo da WatchGuard para o mercado português, “a Panda Security encaixa que nem uma luva na [nossa] estratégia. Desde o conhecidíssimo sistema de defesa adaptativo ao gestor de atualizações, agora temos um portfólio para os nossos parceiros muito mais importante”. Um dos pontos fortes da Panda Security é a chamada solução de endpoint, uma ferramenta que abrange diferentes tipologias de proteção de segurança e que garante proteção atualizada em tempo real a dispositivos como computadores, tablets e smartphones.

“A Panda Security adiciona esta solução avançada ao endpoint e acrescenta tudo o que tinha ao nosso portfólio de produtos”, sublinha Carlos Vieira. Agora a empresa quer alavancar a presença que a marca já tinha no mercado português e fazer chegar não só as soluções Panda aos atuais clientes da WatchGuard, como também fazer o caminho contrário.

Em Portugal, a WatchGuard conta com 200 parceiros de revenda, cerca de 30 dos quais são certificados pela própria tecnológica americana. A empresa adianta que o objetivo é continuar a crescer a dois dígitos, como tem acontecido nos últimos anos, nos quais tem registado um crescimento médio anual de 20%.

Fonte: visao.sapo.pt/exameinformatica/

Precisa de assistência informática ao domicílio? Marque já aqui

Dica: Como aumentar a segurança nas videoconferências do Zoom

Com o país a regressar para um cenário de teletrabalho, é hora de muitos recuperarem as suas ferramentas de comunicação remota. As videoconferências vão voltar a ser o padrão e por isso importa ter a segurança nos níveis mais elevados.

O Zoom, uma das escolhas para a maioria, tem uma novidade em funcionamento que consegue proteger os utilizadores. Falamos da criptografia de ponta a ponta que impede que as reuniões sejam comprometidas e escutadas na Internet. Aprendam como ativar esta novidade.

Precisa de assistência informática ou aconselhamento? Clique aqui

Mais segurança para o Zoom

Depois de ter visto a sua segurança colocada em causa, o Zoom apostou forte em melhorar os seus padrões. Quis tornar-se uma ferramenta mais protegida e que garante que os dados dos seus utilizadores estão salvaguardados de olhares alheios.

Uma das medidas em que apostou foi na criação de canais de comunicação cifrados e seguros, impedindo que sejam escutados ou vistos. Esta melhoria esteve em avaliação e está agora disponível a todos, mesmo os clientes sem contas Pro.

Ativar a criptografia

Esta não é uma opção que esteja ligada de forma nativa, mas que é simples de tornar ativa rapidamente. Para isso só precisam de entrar na conta do Zoom que normalmente usam para as reuniões e videoconferências.

Aqui dentro, devem navegar para a área onde podem alterar as configurações e assim ativar esta novidade. Para isso, devem aceder à opção Configurações na barra lateral esquerda e depois escolher a opção Reunião no menu que surgir no topo desta área.

Videoconferências com proteção

Aqui dentro, devem descer nas muitas opções presentes até encontrar a opção Reuniões criptografadas de ponta a ponta (E2E). Ao ser ativada irá pedir uma confirmação, que será feita por SMS. A partir desse momento, a segurança estará nos níveis mais elevados.

Importa recordar, entretanto, que ao ativar esta opção, algumas funcionalidades deixam de estar presentes. Falamos da possibilidade de gravar na cloud, da transcrição, o live streaming entre outras. Ainda assim, é uma novidade importante para garantir outros níveis de proteção e segurança no Zoom.

Fonte: pplware.sapo.pt

Precisa de assistência informática ao domicílio? Marque já aqui