Dica: As suas passwords estão seguras? Deixe que o Chrome e a Google as avaliem

A segurança na Internet depende de vários fatores. Todos se centram normalmente em passwords e na complexidade que conseguem ter. Claro que estas podem ser roubadas e expostas na Internet, quebrando assim a proteção que oferecem.

Para a Google este cenário não é aceitável e por isso tem novidades nesta área. A gigante das pesquisas quer avaliar a segurança das passwords dos utilizadores e para isso tem agora disponível a ferramenta que certamente fazia falta.

A Google pode avaliar as passwords

A Google já tinha anunciado aos utilizadores do Chrome que ia tomar a segurança como um fator chave. Tudo se iria centrar neste tema e as ferramentas criadas serviriam para proteger os dados e as informações de quem usa este browser.

Assim, tem já disponível uma ferramenta de avaliação das passwords dos utilizadores. Esta é simples de usar e garante a proteção destes. Basta aceder ao endereço passwords.google.com/checkup/start para iniciar o processo.

As passwords garantem a segurança

A Google garante que pode verificar a segurança das password e também se estas foram comprometidas. Dá ainda o nível de força das mesmas e se estas foram usadas mais do que uma vez pelos utilizadores do Chrome.

Ao iniciarem a verificação, a Google irá pedir que se autentiquem com a conta usada. De seguida a Google irá avaliar todas as passwords guardadas no seu serviço de gestão destes elementos. No final, vai  dar ao utilizador um resultado, fruto da avaliação feita.

Fazer a avaliação de segurança

Será mostrado se existem problemas e quais são. A ideia é dar ao utilizador a capacidade de os corrigir com a máxima brevidade. Tudo estará repartido por classes de problemas e agrupados quando estes se repetirem nas passwords do utilizador.

Bastará abrir uma destas áreas para ter de imediato acesso aos problemas. Será possível alterar a password diretamente, sendo reencaminhado para o seu serviço. A Google tratará de fazer essa passagem para o serviço em casa.

O Chrome fica assim protegido

Será ainda possível ver a password definida e atualizar esse elemento. Por fim, será possível eliminar a password gravada, removendo-a de imediato do Chrome e do gestor.

Este é um teste que os utilizadores devem acima de tudo realizar periodicamente. Vão garantir a segurança e a proteção, entregando à Google e o Chrome esta avaliação e proteção.

FONTE: pplware.sapo.pt

Precisa de assistência informática ao domicílio? Marque já aqui

Deixar uma resposta