Dica: Acabe com o reiniciar automático do Windows 10 e defina as suas horas de atividade

As atualizações do Windows 10 têm sido uma fonte de problemas para os utilizadores. Para além de trazerem problemas em sistemas que funcionavam de forma perfeita, aparecem em momentos certamente menos oportunos e insistem em ser instaladas.

A Microsoft tem trabalhado para evitar estas situações, com ferramentas e opções para dar ao utilizador o controlo necessário. Uma delas permite indicar ao Windows 10 como e quando deve apresentar essas atualizações. Veja como a pode configurar.

Apesar de essenciais, as atualizações do Windows 10 podem trazer problemas. Estes resultam no não funcionamento de alguns elementos do sistema, o que dá uma péssima experiência de utilização. Para além disso, tentam forçar a instalação em momentos de trabalho ou de utilização.

Aceder às definições do Windows 10

O Windows 10 tem um sistema que deteta a utilização e propõem aos utilizadores a hora para instalação das atualizações. Mesmo esse não é infalível e por vezes indica horas incorretas. A sua alteração é simples e rápida.

Comecem por abrir as Definições do Windows 10. Aqui dentro, e no meio das várias opções presentes, devem escolher a opção Atualizações e Segurança. Esta está, normalmente na zona inferior.

Aí dentro, no separador Windows Update, vão encontrar várias opções. Devem selecionar a que tem o título Alterar horas de atividade. Aqui já vão ter presente as horas definidas como a não serem usadas para instalar atualizações.

Ao abrir esta opção, vão ter acesso à possibilidade de alterar as horas de atividade. Esta terá sido calculada de forma automática pelo Windows 10, mas pode ser alterada.

Mudar as horas de atividade do sistema operativo

Esta mudança permitirá indicar qual o novo horário a ser usado pelo Windows 10. Devem por isso desligar a opção que faz esse ajuste automaticamente.

Esta mudança vai trazer novas opções a esta janela. O Windows 10 manterá o horário calculado, mas deixará de ao adaptar automaticamente com base na utilização dada.

Para alterar essas horas de atividades devem apenas carregar na opção Alterar. Esta está após as horas definidas no sistema operativo.

Na nova caixa que surgir, devem então indicar a hora de início e de fim de utilização.  O Windows 10 estabelece um máximo de 18 horas para este intervalo entre a hora de início e a hora de fim.

Definir quando é feita a instalação das  atualizações

No período indicado o Windows 10 vai reiniciar automaticamente e nem o fará sem verificar se o utilizador o está a utilizar ativamente.

No final desse processo, as horas que forem indicadas passam a ser as novas com atividade no Windows e as que vão ser usadas pelas atualizações. Podem ser alteradas a qualquer momento e deixaram de ter controladas pelo sistema operativo.

É desta forma simples que podem controlar a instalação de atualizações no Windows 10. Sem surpresas, sem automatismos e principalmente à hora definida pelo utilizador, tal como deveria ser desde o primeiro momento.

FONTE: pplware.sapo.pt

Precisa de assistência informática ao domicílio? Marque já aqui

Deixar uma resposta