Detector de ransomware online ajuda a recuperar ficheiros parcialmente encriptados

A CyberArk lançou uma versão online do ‘White Phoenix’, um decifrador de ransomware de código aberto que visa operações que utilizam encriptação intermitente. Esta ferramenta pode ajudar a recuperar ficheiros parcialmente encriptados por ransomwares que utilizam este método.


A encriptação intermitente é uma técnica utilizada por muitos operadores de ransomware para acelerar a encriptação de dispositivos, encriptando apenas uma parte dos ficheiros da vítima. Isto pode fazer com que seja mais difícil para os utilizadores restaurar os seus dados, uma vez que apenas alguns dos seus ficheiros estarão disponíveis.

O White Phoenix é basicamente uma ferramenta que automatiza o processo de restauro manual utilizado por especialistas em recuperação de dados. No entanto, o sucesso do decifrador depende do tipo de ficheiro e do ransomware específico que o encriptou.

Como funciona o White Phoenix

O White Phoenix funciona analisando o código utilizado pelo ransomware para encriptar os ficheiros. A ferramenta procura por chaves de encriptação que possam ser usadas para decifrar os ficheiros parcialmente encriptados.

Embora o White Phoenix possa ser uma ferramenta útil para recuperar ficheiros parcialmente encriptados, não é uma solução garantida. Se o ransomware utilizado for muito recente ou se o tipo de ficheiro não for suportado, o decifrador pode não ser capaz de recuperar os dados.

Actualmente, o White Phoenix suporta ficheiros PDF, documentos do Word e Excel, ficheiros ZIP e apresentações do PowerPoint. A versão online tem um limite de tamanho de ficheiro de 10MB, pelo que, se precisar de decifrar ficheiros maiores ou máquinas virtuais (VMs), terá de utilizar a versão disponível no GitHub.

Recomendações para prevenir ataques de ransomware

A melhor maneira de evitar ataques de ransomware é manter o software atualizado e utilizar uma solução de segurança eficaz. Os utilizadores também devem evitar abrir anexos de e-mails de remetentes desconhecidos e clicar em links suspeitos.

Conclusão

O White Phoenix é uma ferramenta útil que pode ajudar a recuperar ficheiros parcialmente encriptados por ransomwares que utilizam encriptação intermitente. No entanto, não é uma solução garantida e não deve ser visto como um substituto para práticas de segurança sólidas.

PC ASSISTE: Serviços de Assistência em Informática.

Precisa de assistência informática ao domicílio? Marque Já Aqui


Discover more from PC ASSISTE

Subscribe to get the latest posts to your email.