Usa um gestor de passwords? Então os seus dados podem não estar protegidos

Uma das medidas mais básicas de segurança é a utilização de um gestor de passwords. É um conselho recorrente e que tem dado provas de que é seguro e útil.

O que não se sabia era que estes gestores nem sempre são seguros e que os dados que recolhem podem ser acedidos. Este é feito facilmente através de uma simples consulta à memória do equipamento onde correm.

Por norma a confiança dos utilizadores nos gestores de passwords é total. A segurança que prometem dar aos utilizadores torna-os essenciais e uma ferramenta a ter sempre presente. A somar a isto temos a facilidade de utilização e a integração com os sistemas operativos e browsers.

Os gestores de passwords têm uma falha de segurança

Uma análise de segurança feita pela Independent Security Evaluators (ISE) vem agora deitar por terra esta ideia. Foi revelado que as principais aplicações têm falhas de segurança e que podem revelar as passwords com uma simples analise da memória do sistema operativo.

As apps analisadas revelaram que guardam a password mestra em claro na memória do PC. Isto significa que quem aceder ao computador pode lê-la facilmente. Dai em diante pode facilmente aceder a todas as passwords armazenadas.

A password mestra está acessível em claro na memória

Os investigadores descobriram também que esta mesma password mestra continua em claro na memória mesmo quando a app está bloqueada. Neste estado o acesso aos dados é impedido, obrigando o utilizador desbloqueá-lo novamente. Esperava-se que nestes momentos os dados estivessem seguros.

Claro que existe a condicionante de que este ataque requer acesso físico ou remoto ao PC, havendo uma autenticação. Há ainda a garantia de que estes gestores tornam os utilizadores mais protegidos por exigirem palavras passe de acesso complexas.

O resumo destas descobertas revela as fragilidades destas apps, sem qualquer dúvida. No entanto mostram também que podem ser usadas se forem abertas, a informação retirada e de imediato fechadas. O problema existe se forem mantidas abertas e acessíveis no sistema

Fonte: pplware.sapo.pt

Precisa de assistência informática ao domicílio? Marque já aqui

Deixar uma resposta