Google Docs: Fale que o editor de texto escreve sozinho

Uma das melhores plataformas de produtividades online é sem dúvida a suite da Google. Esta plataforma tem vindo a ganhar várias funcionalidades, que a tornam uma verdadeira concorrente do Office da Microsoft.

Uma das funcionalidades interessante desta plataforma é a possibilidade de falar e esta escrever o que diz.

Fale e o Google Docs escreve

O Google Docs, integrado no Drive, é uma ferramenta que se assemelha ao popular Word da Microsoft. Apesar de não ser tão completa, oferece as funcionalidades essenciais para que possa elaborar e formatar textos. Uma das funções em destaque é o “Google Digitação por Voz” que permite que o utilizador fale e a plataforma escreva o que diz.

Para aceder a esta funcionalidade dever ir a Ferramentas > Google Digitação por Voz. Não se esqueçam de verificar se o vosso microfone está a funcionar corretamente.

Em seguida é só carregar no ícone laranja e começar a falar para que a plataforma reconheça o que está a dizer e transcreva para o documento. De acordo com o que testámos, o reconhecimento de voz é bastante apurado.

Além de passar o texto falado para escrito, o utilizador pode também usar esta funcionalidade para usar comandos de voz, como, por exemplo, pedir à plataforma para selecionar um parágrafo ou que coloque uma determinada palavra a negrito.

Para saber quais os comandos disponíveis basta que aceda à Ajuda desta funcionalidade (usando o botão ? que aparece junto ao ícone do microfone)

Se usam o Google Docs experimentem esta funcionalidade que é bastante interessante. Se não usam, aqui fica uma boa oportunidade para testarem esta fantástica suite de produtividade online. De referir que esta funcionalidade está disponível em vários idiomas.

Usar esta funcionalidade no smartphone ou no tablet ainda dá mais importância à capacidade de perceber o que estamos a dizer. Testem e vejam o fantástico trabalho feito pela Google.

Fonte: pplware.sapo.pt

Precisa de assistência informática ao domicílio? Marque já aqui

Deixar uma resposta