Como recuperar espaço no Windows 10 depois da Atualização de abril

Agora que a Atualização de abril do Windows 10 está já disponível, é hora de explorarem o vosso novo sistema e conhecer as novidades que fomos apresentando ao longo dos últimos meses.

Para além disto, é também hora de limparem a casa e recuperarem algum do espaço em disco que a Atualização de abril ocupou e que pode ser limpo. É um processo simples e rápido.

Como é normal no Windows 10, as atualizações acabam por ocupar espaço que muitos precisam para o seu dia a dia e que é necessário. Esta situação tem um culpado bem identificado, que é usado por precaução.

O Windows guarda sempre uma cópia da versão anterior, na pasta Windows.old, para uma eventual reposição caso surjam problemas com a nova versão do sistema operativo.

Como recuperar espaço no Windows 10

Claro que esta é uma situação facilmente reversível e que permite ganhar espaço rapidamente, sem qualquer impacto imediato. Basta apagar a pasta Windows.old, algo que o Windows permite fazer de forma controlada.

Para isso devem aceder às Definições e procurar a opção Sistema. Ai dentro só precisam de encontrar e aceder ao separador Armazenamento.

Dentro do separador Armazenamento encontram várias opções. A que queremos usar é Alterar a forma como é libertado espaço automaticamente.

Desçam na lista de opções presentes e encontram a que diz Libertar espaço agora. A opção Eliminar versões anteriores do Windows deve estar presente. Só precisam de a escolher, deixando-a assim ativada.

O passo seguinte é lógico. Devem carregar no botão Limpar agora e a versão anterior do Windows 10 deverá ser eliminada, garantindo assim que recuperam até vários GB de espaço em disco.

Recordamos que ao fazerem esta limpeza ficam impedidos de regressar à atualização anterior do Windows 10. Testem todos os dispositivos e aplicações que usam antes de procederem a esta limpeza.

Esta é a forma mais simples de recuperar alguns GB de espaço no disco do seu computador, eliminando a versão atualização anterior do Windows 10, que acaba por ser desnecessária.

FONTE: pplware.sapo.pt

Deixar uma resposta