Quando falamos em sistemas operativos, o grande líder é o WindowsAMP da MicrosoftAMP, e essa é uma tendência que se tem mantido ao longo das várias versões que têm sido lançadas. No entanto, os testes mais recentes mostram que o Windows 11AMP ficou atrás de três diferentes distribuições LinuxAMP em jogos.
Embora seja bastante diferente a quantidade de utilizadores com o sistema operativo WindowsAMP e com os sistemas LinuxAMP, a verdade é que aos poucos as plataformas de código aberto ganham seguidores à medida que também há cada vez mais melhorias e atualizaçõesAMP para as várias plataformas do pinguim.
Muitas dessas melhorias acontecem no mundo dos jogos, e um exemplo disso mesmo é o mecanismo de compatibilidade Proton da Valve. E, com base nisso mesmo, os testes mais recentes mostram que o novo Windows 11AMP da MicrosoftAMP perdeu nos jogos com os sistemas LinuxAMP.
Nesses mesmos testes, o Windows 11AMP foi testado contra três distribuições LinuxAMP, num computador com um processador AMDAMP Ryzen 7 5800X com 32 GB DDR4 a 3600 MHz CL18 e uma placa gráfica RX 6700. As três distros foram Arch LinuxAMP, Nodara LinuxAMP e Pop!_OS, que têm sido usadas com o Valve Proton para executar os jogos do WindowsAMP. Os resultados mostram então que, num total de 5 jogos, os sistemas opensource foram superiores ao da MicrosoftAMP.
Em termos concretos, no jogo Cyberpunk 2077, o Windows 11AMP ficou em 3º lugar com uma média de 82,3 FPS, ficando apenas à frente do Pop!_OS que obteve 72,2 FPS. Já o Nobara conseguiu 89,6 FPS e o Arch LinuxAMP obteve 88,0 FPS.
Por sua vez, no título Forspoken o Windows 11AMP ficou em último lugar com uma média de 82,6 FPS, enquanto todas as distribuições LinuxAMP conseguiram uma média de 88 FPS. No jogo Starfield, o sistema operativo da MicrosoftAMP volta a ser derrotado com uma média de 49,1 FPS contra 52,5 FPS da distribuição Pop!_OS e 52,7 FPS da Nobara e Arch LinuxAMP.
Em Ratchet & Clank: Rift Apart o Windows 11AMP consegue superar as distribuições tanto no FPS médio como mínimo, sendo que no médio o sistema de Redmond consegue 110,6 FPS contra 108 FPS em todas as distribuições LinuxAMP. Por fim, no jogo The Talos Principle II, o Windows 11AMP fica em último lugar com 65,1 FPS médios, contra 71,5 FPS do Nobara. Mas nos mínimos fica em primeiro lugar com 46,4 FPS.
Em média, os resultados mostram que o sistema aberto Nobara fica em primeiro com 6% FPS médios a mais do que o Windows 11AMP, seguido pelo Arch LinuxAMP com 5% a mais.
Fonte: pplware.sapo.pt
Subscribe to get the latest posts sent to your email.