Qualquer empresa que tenha um domínio de mercado, gosta de controlar tudo aquilo que entra ou se mantém no seu ecossistema. Este é o caso da AppleAMP com todos os seus produtos, e claro, é também o caso da MicrosoftAMP com o seu velho mas sempre tão importante sistema operativo WindowsAMP.
No entanto, da mesma maneira que a AppleAMP foi obrigada a meter USB-C nos seus smartphonesAMP, e está também a ser “mais ou menos” obrigada a suportar RCS no iMessage, bem como a abrir os seus smartphonesAMP à instalação de apps vindas de fora, a MicrosoftAMP também está a ser encostada à parede para relaxar um pouco a forma como controla o WindowsAMP.
O mundo está mesmo a mudar!
Portanto, a MicrosoftAMP anunciou no seu bloque que o Windows 11AMP vai respeitar a Lei dos Mercados Digitais (DMA) no Espaço Económico Europeu. Para isto acontecer, algumas modificações importantes tiveram de ser feitas ao sistema operativo. Um SO que agora permite escolher fornecedores e desinstalar a grande maiora das aplicações integradas. Uma novidade para este ecossistema!
Mais concretamente, é agora possível desinstalar o MicrosoftAMP Edge, bem como o Bing Search que costuma estar sempre presente na barra de tarefas do Windows 11AMP. Na realidade, a partir de agora, apenas não é possível desinstalar o Explorador de Ficheiros, nem o Phone Link.
Além de tudo isto, vai também ser possível mexer no Quadro de Widgets da MicrosoftAMP, mais concretamente desativar o feed de notícias e anúncios publicitários. Porém, vale a pena salientar que estas capacidades vão estar apenas disponíveis nos países dentro do Espaço Económico Europeu, onde podemos incluir PortugalAMP.
Talvez mais importante que tudo isto, é o facto do Windows 11AMP agora se lembrar das suas opções como utilizador. Seja a escolha do navegador, ou do cliente de e-mail, o Sistema Operativo vai respeitar as suas opções e não vai mudar nada da noite para o dia.
Primeiramente, vai tudo acontecer no canal Insider Beta para teste. Entretanto, tudo indica que as alterações vão ser empregues no Windows 11AMP no início de 2024. Estas alterações devem dar o salto para o WindowsAMP 12 que entretanto também deverá começar a ser o foco da MicrosoftAMP.
Caso não saiba, a próxima versão do WindowsAMP deve chegar ao mercado ainda durante 2024!
Fonte: leak.pt