Windows 1.0: Passaram-se 40 anos desde o anúncio do seu lançamento

A Microsoft continua a ser a empresa que se destaca nos sistemas operativos para desktop. É verdade que há outros, mas é a Microsoft, com o Windows, que detém uma grande parte do mercado. Por falar em Windows, o anúncio da primeira versão faz 40 anos.

O Windows 1.0: A interface “amigável” entre o MS-DOS e utilizador

O Windows 1.0, como a versão sugere, foi a primeira versão final do sistema que na época foi vendida por $99. Este Windows na realidade não era um sistema operativo próprio, mas sim uma interface que fazia a ligação entre o DOS e o utilizador.

Este sistema operativo, que foi anunciado a 10 de novembro de 1983 (há 40 anos) e lançado a 20 de novembro de 1985 (há 38 anos), necessitava como recursos mínimos o MS-DOS 2.01 256 KB de RAM e claro um disco rígido. O MS-DOS da altura só conseguia suportar 1 MB de aplicações, tentando mesmo assim criar um sistema multitarefa.

Os computadores dessa década (XTs) tinham apenas 512Kb de memória.

No seu lançamento, esta versão do sistema operativo da Microsoft vinha em 4 disquetes de 360KB cada, uma contendo o famoso jogo Reversi, um calendário, um bloco de notas, uma calculadora, um relógio, o “command prompt”, o Write, o Painel de Controlo, o popular Paint, além de programas de comunicação.

Nessa altura já permitia a utilização do rato, o sistema de janelas e de ícones. A versão 1.0 ainda não suportava a sobreposição de janelas.

Fonte: pplware.sapo.pt

Precisa de assistência informática? Marque já aqui


Discover more from PC ASSISTE

Subscribe to get the latest posts to your email.