Grande má notícia se utiliza o WhatsApp no Android

O Google e o WhatsApp anunciaram hoje uma mudança que não vai deixar os utilizadores satisfeitos. É que o chat do WhatsApp e as cópias de segurança de conteúdos multimédia no Android “começarão a contar para o limite de armazenamento na cloud a partir de dezembro de 2023”.

Grande má notícia se utiliza o WhatsApp no Android

Ou seja, tudo isto terá impacto nos 15 GB de armazenamento gratuito incluídos em cada Conta do Google, que a empresa fez questão de observar explicitamente que é “3 vezes mais do que a maioria das plataformas móveis”. Esta é uma reversão face à decisão de 2018, quando os backups do WhatsApp deixaram de contar para o armazenamento do Google Drive.

Entretanto esta mudança afeta já no próximo mês os utilizadores do WhatsApp Beta. Depois chega a “todos os utilizadores Android a partir do início do próximo ano”.

Se atingir o seu limite de armazenamento, terá de libertar espaço para retomar as cópias de segurança, removendo os itens de que não precisa.

O Google já oferece ferramentas de gestão de armazenamento para excluir rapidamente fotos e outros ficheiros grandes que estão a tirar espaço no Google Fotos. Outra sugestão é a eliminação de itens do WhatsApp, “reduzindo assim o armazenamento utilizado pela sua próxima cópia de segurança”.

Entretanto a outra alternativa é obter mais armazenamento com o Google One.

Para ajudar na transição, a Google vai oferecer aos utilizadores elegíveis promoções limitadas e únicas no Google One.

Estas alterações, que começam a ser implementadas em dezembro, aplicam-se às Contas Google pessoais.

Dito isto, se tiver uma subscrição do Google Workspace através do trabalho ou da escola, a sua quota de armazenamento não é afetada neste momento.

Numa altura em que os conteúdos multimédia ocupam cada vez mais espaço isto é sem dúvida uma má notícia. É que a maioria das pessoas já têm as suas contas Google praticamente cheias.

Fonte: leak.pt

Precisa de assistência informática? Marque já aqui


Discover more from PC ASSISTE

Subscribe to get the latest posts to your email.