How to TeK: Como mudar as aplicações predefinidas no Windows 11

Não gosta das aplicações predefinidas pela Microsoft para o Windows 11? É possível alterá-las a partir das definições do sistema operativo, mas também do Explorador de Ficheiros. Veja como.

Os sistemas operativos chegam com um conjunto de aplicações predefinidas para abrir um vasto conjunto de ficheiros e o Windows 11 não é uma exceção à regra. 

Mas se não gosta da forma como uma determinada aplicação predefinida funciona ou se sente que existem outras que são capazes de executar tarefas de uma melhor forma é possível alterá-las. 

À semelhança do que se passa no Windows 10só pode selecionar aplicações que já tenha instaladas no computador. Note, no entanto, que o processo de modificação no Windows 11 é um pouco diferente do que sucede na anterior versão do sistema operativo, sendo necessário, em muitos casos, especificar individualmente a aplicação para cada tipo de ficheiro associado. 

Siga estes passos: 

1 – Aceda às definições do Windows e selecione a opção “Aplicações” no menu à esquerda. 

2 – Clique em “Aplicações predefinidas”. 

3 – A partir desta secção terá acesso a uma vasta lista de aplicações. Selecione a que pretende alterar. 

4 – Por exemplo, se tenciona alterar o browser predefinido, ao aceder a qualquer à app de qualquer outro navegador instalado que não seja o Edge, verá a opção “Configurar predefinição” no topo da página. 

5 – Nesta secção poderá também selecionar que tipo de aplicação quer que seja utilizada para determinados tipos de ficheiros. 

6 – Ao selecionar um tipo de ficheiro, pode depois predefinir uma aplicação específica. Clique em “Utilizar a predefinição” para terminar o processo. 

7 – É também possível fazer alterações a partir do Explorador de Ficheiros. Ao encontrar o ficheiro em questão, clique com o lado direito do rato. Selecione a opção “Abrir com”. 

8 – Se não encontra a aplicação que deseja, clique em “Escolher outra aplicação”. 

9 – Selecione uma aplicação da lista apresentada. Se deseja que esta aplicação seja sempre utilizada para abrir ficheiros deste tipo, clique em “Sempre”. Caso contrário, opte por “Apenas uma vez”. 

Fonte: tek.sapo.pt

Precisa de assistência informática? Marque já aqui


Discover more from PC ASSISTE

Subscribe to get the latest posts to your email.