Dica Windows 10: Como mapear uma pasta partilhada na rede

Aceder a um diretório no sistema local é algo relativamente simples. Mas e se pretender aceder a uma pasta partilhada por outro PC através rede?

Existem várias formas para realizar tal configuração, mas a mais simples é mapear esta pasta numa unidade de rede. Vamos aprender como fazer essa configuração.

Ao mapear uma pasta partilhada numa drive de rede, pode aceder facilmente à mesma, através do Explorador de Ficheiros no Windows, em outro computador. Tal configuração é relativamente simples, isto porque o Windows também oferece funcionalidades que simplificam todo o processo.

Para começar a usar tal funcionalidade deve ativar, no PC que vai partilhar a pasta, a opção “Deteção de rede“. Tal configuração é realizada em Definições > Rede e Internet. 

Em seguida basta ir a “Alterar as opções de partilha para diferentes perfis de rede” e depois selecionar a opção “Ativar a deteção de rede

De referir que este procedimento não é propriamente necessário, mas simplifica! Se souberem o endereço da pasta partilhada podem indicá-lo diretamente na configuração.

Como mapear uma pasta partilhada?

Mapear uma pasta partilhada numa drive no Windows é um processo relativamente simples. Para tal basta abrir o Explorador do Windows, selecionar Este PC e em seguida carregar em Mapear unidade de rede

Em seguida basta que indiquem qual a letra para a unidade que pretendem e indiquem, qual a pasta na rede que vão mapear para essa drive.

Se tudo correr bem, deverá aparecer no Explorador de Ficheiros a pasta partilhada já mapeada na drive que foi escolhida.

Esta é uma configuração simples, especialmente para quem acede com regularidade a pastas partilhadas na rede. Se pretender remover o mapeamento, basta que clique com o botão do lado direito sobre a drive e escolha a opção Desligar.

Fonte: pplware.sapo.pt

Precisa de assistência informática ao domicílio? Marque já aqui

Deixar uma resposta