Dica: Como validar que o Trim está ativo no seu SSD do Windows 10

É um dado adquirido que o armazenamento SSD é uma das melhores formas de acelerar um computador. Ao não ter partes móveis, consegue ser mais rápido e gerir melhor a forma como os dados são armazenados e acedidos.

A sua gestão é também mais simples graças a algumas ferramentas. O Trim é essencial e o Windows 10 tem essa opção presente e disponível para os utilizadores usarem de forma automática. Mas será que está ativa?

A mudança de um disco mecânico para uma drive SSD é algo que consegue dar uma vida nova a um computador. Por norma, e quando ligado a um sistema operativo, a sua gestão é simples e até quase automática. Para isso precisam de ter o Trim ativo.

Como verificar se o Trim está ativo no Windows 10

O primeiro passo é abrir uma janela de DOS, com permissões de administrador e executar o comando “fsutil behavior query DisableDeleteNotify“. Os resultados apresentados mostram o estado do Trim.

O valor DisableDeleteNotify deve estar como valor zero (0). Caso apresente o valor um (1), então necessitam de ativar o Trim, com o comando “fsutil behavior set DisableDeleteNotify 0“.

Qual a importância do Trim num SSD

O Trim realiza a gestão do espaço que não está a uso num SSD e que pode ser eliminado. Caso esteja ativo no Windows 10, a gestão é automática e a otimização do SSD é realizada uma vez por semana.

Para validarem a configuração do Windows 10 só precisam de pesquisar por Desfragmentar e otimizar Unidades. Na janela que for aberta podem verificar para cada SSD a data da última otimização. Se necessitarem usem o botão Otimizar para a realizar na hora.

Alterar as definições do Trim no Windows 10

Algo que podem fazer é alterar a periodicidade da otimização. Carreguem no botão Alterar definições e alterem a frequência com que o Trim é aplicado e o espaço que não está a ser usado é recuperado.

Podem ainda escolher que unidades podem ver aumentada a periodicidade da otimização em caso de falha, para prevenir problemas.

Esta é a forma simples que podem usar para garantir a saúdo do vosso SSD e até o próprio desempenho do Windows 10, tornado-o mais rápido e mais ágil a realizar as tarefas que necessitam e que lhe pedem.

 

Fonte: pplware.sapo.pt

Deixar uma resposta