‘Linux on Dex’ da Samsung transforma os smartphones Android num PC com Ubuntu

De forma lenta, mas bem decidida, o Linux tem conseguido ganhar espaço em áreas onde antes não tina presença. O caso maior é mesmo o do Windows 10, mas outros têm mostrado interesse neste sistema operativo.

A Samsung tinha já anunciado que os seus dispositivos, com suporte para a Dex, iam receber em breve o Linux, como uma plataforma para criação de um PC, diretamente a partir do smartphone. Esse passo está mais perto, com o Linux on Dex a entrar em beta.

Cada vez mais dispositivos móveis estão a dar aos utilizadores a possibilidade de serem transformados e tornarem-se com computadores pessoais. Num processo simples, que passa por ligar a um ecrã, tudo se altera de imediato.

A Samsung está a procurar levar este conceito mais longe e apresentou o Linux on Dex, que vai trazer um desktop Linux aos seus equipamentos, com todas as apps associadas.

O Linux on Dex era até agora uma ideia e um protótipo, mas a Samsung tornou este projeto em algo palpável e que pode ser usado por todos. O Linux on Dex entrou em beta e pode ser em breve instalado no Samsung Note 9 e no Samsung Tab S4.

Os utilizadores que quiserem testar o Linux on Dex só precisam de ter um desses equipamentos e fazer o registo no programa de testes da Samsung. Devem também garantir que o seu dispositivo tem 4GB de RAM e 13GB de armazenamento livre.

Na base desta versão do Linux on Dex, a Samsung colocou o Ubuntu 16.04 LTS, numa versão especialmente desenvolvida pela Canonical para esta arquitetura. A ideia da Samsung é dar aos programadores uma plataforma de trabalho que podem usar em mobilidade.

Este conceito da Samsung alarga ainda mais o Dex e torna-o num sistema a que muitos estão habituados a trabalhar, tendo apena de recorrer a um cabo HDMI e a um monitor para ter uma estação de trabalho pronta a ser usada.

 

Fonte: pplware.sapo.pt

Deixar uma resposta