As suas palavras-passe são seguras? No Safari do macOS há uma forma simples de o saber

O tema da segurança está sempre presente quando usamos computadores, smartphones ou a Internet. Em qualquer sistema operativo ou em qualquer aplicação, importa ter sempre palavras-passe fortes e complexas.

Com o macOS Mojave, a Apple deu ao Safari uma ferramenta importante. Consegue agora validar a segurança das palavras-passe presentes e ajudar o utilizador a torná-las mais seguras.

Muitas das novidades do macOS são visuais e fáceis de serem detetadas pelos utilizadores. Outras, como que a trazemos hoje, podem passar despercebidas, mas são de importância elevada.

O browser da Apple tem agora a possibilidade de avaliar as palavras-passe gravadas e ajudar o utilizador a alterá-las para serem mais seguras.

A segurança das palavras-passe guardadas no macOS?

Esta novidade está dentro do Safari e pode ser acedida na zona de Palavras-passedas definições deste browser. Assim, ao acederem às Definições, vão encontrar esse separador.

Ai dentro acedem às palavras-passe que o Safari tem armazenadas. Podem também encontrar, caso existam palavras-passe com problemas, alertas para indicar essas falhas.

Redefinir uma palavras-passe diretamente no Safari

Em cada um dos casos que surja um alerta, os utilizadores podem passar o rato e ver um alerta com a indicação do problema. Tipicamente, e por análise do Safari, as palavras-passe estão repetidas em vários sites e/ou serviços da Internet.

O utilizador tem também a possibilidade de clicar num atalho que o levará diretamente à página de alteração das palavras-passe de cada serviço. O Safari fará a memorização da nova palavra-passe.

Mudar uma palavra-passe guardada no Safari

Por fim, e caso a mudança das palavras-passe seja feita manualmente, existe a possibilidade de realizar a alteração de forma manual. Basta clicar duas vezes na entrada e aceder aos dados.

Depois, é necessário alterar apenas o Nome de utilizador e a Palavra-passe, para que a mudança necessária seja realizada. Dai em diante o Safari assumirá os novos dados.


Esta é a forma simples de avaliar a segurança das palavras-passe que estão guardadas no Safari e que estão a ser usadas na Internet. Validem o estado das vossas e reajam a esses problemas com a sua mudança e com o aumento de segurança que isso irá trazer.

 

Fonte: pplware.sapo.pt

Deixar uma resposta