AmpliFi: Este é o router que toda a gente o saberá configurar

Já conhece o router AmpliFi? O Pplware já fez uma breve apresentação do mesmo e, apesar do tamanho, as características deste equipamento são simplesmente fantásticas.

O router AmpliFi, além de trazer as últimas tecnologias ao nível do Wi-Fi, é um autêntico sistema Mesh. Hoje vamos ver como podemos gerir este equipamento através de uma app.

Configurar o AmpliFi demora menos de 60 segundos. A configuração pode ser realizada através de uma página Web, fornecida pelo próprio sistema do equipamento, ou então através da app AMPLIFI que está disponível para iOS e Android.

O que podemos fazer e ver via app?

A app AMPLIFI é super intuitiva e tem uma interface bastante elegante. Após estarmos ligados à rede difundida pelo router, basta abrir a app no smartphone para iniciar a configuração do mesmo. Em termos de opções, o utilizador pode configurar o sistema Mesh do Amplify ou então configurar o Mesh Point de forma independente.

No próximo passo a app identifica que o router está online, fornecendo até o uptime do mesmo, e permite que o utilizador configure o Acesso remoto ao mesmo. Ativando esta configuração, que pode ter autenticação via credenciais do Facebook ou Google, o utilizador pode aceder ao equipamento a partir de qualquer parte do mundo.

Configurações gerais

Em termos de configurações do próprio equipamento este router permite tudo e mais alguma coisa, incluindo controlar a luminosidade do LCD/LED. Além disso há opções para configurar o DHCP, WPS, Port Forwarding, etc.

Utilizadores ligados / tráfego

Como qualquer outro equipamento desde segmento, este router permite também visualizar um conjunto de estatísticas. Em termos de tráfego é possível saber o tráfego geral ao nível de download e upload. Na mesma interface é possível realizar testes ao ISP.

Rede Guest / Acesso remoto

Outra das funcionalidades interessantes é a possibilidade de criar redes guest. Para tal basta que indique por quantas é que pretende difundir o SSID associado a essa rede e também o número de utilizadores que se podem ligar à mesma. Nas opções gerais do equipamento temos as opções para acesso ao Centro de Ajuda, Apoio ao cliente em direto e Acesso Remoto.

Este kit completo (Ubiquiti AmpliFi Long Range Router e Extender Kit) pode ser adquirido aqui.

Fonte: pplware.sapo.pt